15.4 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 30, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Município de Odemira integra Rede das Cidades Resilientes

 

 

O município de Odemira é o primeiro do Alentejo a integrar a Rede das Cidades Resilientes, lançada em 2010 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para promover o levantamento prévio e a redução de riscos de acidentes e catástrofes.

Segundo a Câmara de Odemira, no distrito de Beja, o reconhecimento de Odemira como “cidade resiliente” é “relevante e motivador para dar continuidade a um trabalho integrado e coordenado de prevenção e mitigação de riscos no território”.

O concelho de Odemira, o maior de Portugal em área, congrega realidades paisagísticas, económicas e demográficas “muito díspares” e, devido às suas diversidade e localização, “está suscetível à ocorrência de vários riscos naturais, tecnológicos e mistos, que estão na base de várias operações concertadas” de prevenção e intervenção em diversas ocorrências.

A autarquia explica que a rede visa promover o levantamento prévio de riscos, o planeamento de cenários possíveis e a sensibilização das comunidades para que todos saibam o papel a desempenhar quando ocorrer um acidente grave e/ou uma catástrofe e, desta forma, o impacto seja menor e a recuperação mais célere.

C/Lusa

Populares