8.7 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Município de Sines cede terreno para construção de residência de estudantes com 45 camas

A Câmara Municipal de Sines (CMS) e o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) assinaram a 18 de dezembro a escritura de direito de superfície para a cedência pelo município, a título gratuito, de um lote de terreno para a construção de uma residência de estudantes.

De acordo com o comunicado emitido pela Autarquia, o lote situa-se no Plano de Pormenor da Zona de Expansão Sul-Nascente .

Com cerca de 1500 m2, a cedência destina-se à construção de uma residência de estudantes com capacidade de 45 camas. Fica também prevista a sua expansão, caso se venha a justificar.

O projeto de residência, que conta com o financiamento do PRR, encontra-se enquadrado pelo protocolo assinado entre a Câmara Municipal de Sines e o Instituto Politécnico de Setúbal, em julho de 2021, e que visa a criação de condições para a instalação de uma escola superior daquele instituto no concelho.

A existência de residências de estudantes é essencial para a fixação de estudantes oriundos de outras localizações que queiram fazer os seus estudos na futura escola de Sines.

Nuno Mascarenhas, presidente da Câmara Municipal de Sines, disse a este propósito que “este é um passo muito importante para a consolidação da intenção de abrir uma escola superior do Instituto Politécnico de Setúbal em Sines. Continuamos a trabalhar com o Politécnico de Setúbal e com diversas instituições no sentido de se apresentar uma proposta para escola”.

Já a presidente do Instituto Politécnico de Setúbal, Ângela Lemos, considera esta assinatura “um ato de afirmação da parceria entre o IPS e a CMS” considerando ainda que “este equipamento irá permitir aos atuais estudantes do IPS que frequentam os cursos técnicos superiores profissionais e aos futuros estudantes da escola superior de Sines alojamento a preços acessíveis e preços regulados para estudantes nacionais carenciados e deslocados. Pretende-se, também, criar oportunidades de alojamento para estudantes internacionais”, diz Ângela Lemos.

A obra da nova residência já se encontrae adjudicada e o seu arranque está previsto para o início de 2024.

Populares