18.7 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Junho 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Município de Viana do Alentejo promoveu campanha de esterilização de cães e gatos

O Município de Viana do Alentejo, no âmbito de um pacote de medidas de apoio social,  financiou a esterilização de animais de companhia numa iniciativa que abrangeu mais de 25 cães e gatos.

Segundo o Município, esta medida destinou-se a munícipes com animais que estão numa situação de carência económica, nomeadamente beneficiários do RSI (Rendimento Social de Inserção), desempregados inscritos no IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional), portadores do Cartão Social do Reformado, Pensionista e Idoso de Viana do Alentejo.

Esta campanha, com candidaturas entre 22 de setembro e 09 de novembro, visou pelos benefícios em termos de saúde pública e do bem-estar animal. Ao reduzir o número de nascimentos descontrolados, promover o desincentivo ao abandono animal e à transmissão de doenças infeciosas, esta campanha procura ajudar a comunidade.

Para além destes Apoios Sociais, o Município de Viana do Alentejo continuou com o Programa CED (Capturar – Esterilizar – Devolver) em colónias de gatos silvestres, como forma, entre outras, de controlo da população destes animais.

No ano de 2020, até final de novembro, foram esterilizados cerca de 70 “gatos de rua”, o que se traduz numa redução de centenas de ninhadas indesejadas e, consequentemente, redução de dezenas de animais que não teriam donos, representando um investimento de mais de 3.000,00€.

A Câmara Municipal recorda que este processo envolve a captura dos gatos de uma colónia, a sua esterilização, um corte na orelha esquerda (sinal internacional de gato de rua esterilizado), identificação eletrónica, desparasitação e, por fim, devolução à colónia.

Populares