5.9 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Município e Bombeiros de Évora emitem comunicado de esclarecimento sobre incêndio no Parque Industrial de Évora

A deflagração de um incêndio industrial ocorrida às 13h29 no dia 11/08/2021 provocou danos irreversíveis nas instalações de uma empresa eborense sediada no Parque Industrial e Tecnológico de Évora.

Dada a matéria combustível ali existente, caracterizada pela presença de produtos altamente inflamáveis, foi graças à pronta e eficiente intervenção dos Bombeiros Voluntários de Évora que não se verificou alastramento às empresas vizinhas, circunscrevendo-se o incêndio ao local de deflagração, conforme comunicado conjunto enviada à Rádio Camapanário.

Durante mais de 8 horas, a rede de água instalada no Parque Industrial e Tecnológico de Évora forneceu água sem interrupções. Os hidratantes/bocas de incêndio mostraram-se completamente operacionais no combate e resolução do incêndio.

Este fornecimento de água foi complementado por autotanques que asseguraram a munição de água às diversas viaturas que combateram o incêndio em simultâneo e, sobretudo, com um nível de caudal e pressão elevados, para o qual não estão dimensionados os sistemas de fornecimento de água pública em Portugal.

Neste sentido, é importante explicar que a existência de autotanques nas corporações de bombeiros justifica-se também pela capacidade de induzir maior caudal e pressão, necessária ao abastecimento das viaturas urbanas de combate a incêndios urbanos e industriais, visto estas trabalharem com elevadas pressões e caudais.

Lastima-se e desmentem-se as (des)informações e os boatos postos a correr de que o sistema de água para incêndios e, em particular, as bocas de incêndio não teriam funcionado ou apresentariam anomalias. Funcionaram integralmente para o que foram concebidas (abastecimento de água).

Município de Évora e os Bombeiros Voluntários de Évora agradecem o apoio dado pelo CDOS na mobilização dos meios assim como o inestimável apoio das corporações de bombeiros presentes no teatro de operações, cujo espírito de missão e entreajuda dignifica e prestigia o nosso sistema de proteção civil. Agradecem ainda à PSP, Proteção Civil Municipal e aos diversos trabalhadores (da empresa afetada e das empresas vizinhas) e particulares pela colaboração e apoios vários (incluindo alimentação), sem os quais a operação de proteção de pessoas e bens coordenada pelos Bombeiros Voluntários de Évora seria certamente mais difícil.

Populares