15.9 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Museu-Biblioteca da Casa de Bragança promoveu Colóquio “História e a Arte na relação entre Portugal e o Japão” (c/som e fotos)

“História e a Arte na relação entre Portugal e o Japão” foi o tema do colóquio que decorreu sábado, 14 de junho, no Castelo de Vila Viçosa.

A iniciativa, promovida pelo Museu-Biblioteca da Fundação da Casa de Bragança, contou com a presença de Alexandra Curvelo, Pedro Canavarro, Tiago Salgueiro e Inês de Carvalho Matos, como oradores, tendo o evento culminado com uma visita guiada ao Paço Ducal de Vila Viçosa.

Ao longo do dia foram apresentados diversos painéis, nomeadamente, “Introdução à Arte Nambar”, Coleção de Arte Japonesa na Alcáçova de Santarém – Vivência de um português no Japão”, “A Embaixada Japonesa Tensho em Vila Viçosa no ano de 1584” e ainda, “”Um pão de leite chamado Portugal e outras histórias – imagens e discursos do primeiro contato entre portugueses e japoneses no sul do Japão do Séc. XXI”. 

A Rádio Campanário esteve presente na abertura do colóquio e falou com a Diretora do Museu Biblioteca da Fundação da Casa de Bragança, Maria de Jesus Monge que nos disse, que o evento, “vem no seguimento dos trabalhos desenvolvidos que têm reavivado as relações entre as duas comunidades Portugal e o Japão”, referindo, “houve um forte impulso com o lançamento do livro de Tiago Salgueiro e partir daí com o apoio da Embaixada Japonesa, tem havido um interesse crescente sobre esta temática”.

{play}http://radiocampanario.com/sons/Castelo%20MJ%20Monge.MP3{/play}

A oradora Alexandra Curvelo explica que “a Arte Nambar é toda a cultura visual e material que resulta da interação entre os bárbaros do sul com os japoneses durante o chamado século cristão que decorre desde a chegada dos portugueses ao Japão em 1542 até 1639”, acrescentando, “essa interação que se deu a todos os níveis, não pode ser separada do ponto de vista linguístico”.

{play}http://radiocampanario.com/sons/castelo%20Alexandra%20Curvelo.MP3{/play}

Inês Matos explica a temática que apresentou no colóquio, dizendo, “foi um título provocatório para chamar a atenção das pessoas”, esperando no futuro poder aprofundar a presença portuguesa no Japão, através da gastronomia e da língua.

{play}http://radiocampanario.com/sons/Castelo%20Ines%20Matos.MP3{/play}

 

Populares