7 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 30, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Museu do Caramulo e Clube Clássicos do Alto Alentejo celebram protocolo de certificação automóvel

O Museu do Caramulo e o Clube Clássicos do Alto Alentejo celebraram um protocolo para a certificação de automóveis seus associados como Veículos de Interesse Histórico.

Este certificado pode ser utilizado para atestar a qualidade como Viatura de Interesse Histórico, para reconhecer a viatura como Clássico ou Futuro Clássico junto das seguradoras e para permitir que o automóvel circule em zonas de emissões reduzidas.

Segundo o Jornal dos Clássicos, e de acordo com o Decreto-Lei 144/2017, todos os veículos com mais de 30 anos que estejam certificados pelo Museu do Caramulo, como sendo Veículos de Interesse Histórico, passam a estar isentos da Inspecção Periódica Obrigatória (IPO), durante o período de validade da Certificação. São considerados veículos clássicos, aqueles que tenham, pelo menos, 30 anos de matrícula, de um modelo já não fabricado, objecto de conservação histórica, em estado original e sem características técnicas alteradas significativamente.

Todos os veículos clássicos que sejam importados de um país da União Europeia, com a matrícula anterior a 1981, estão isentos de de pagamento do Imposto Único de Circulação.

 

Fonte: Jornal dos Clássicos

Populares