10.9 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Museu do Megalitismo em Mora. Projeto custa 2,5 milhões de euros e é algo “que não existe no país” (c/som)

A Câmara Municipal de Mora está a recuperar a antiga estação de caminho-de-ferro da vila para ali instalar o futuro Museu do Megalitismo. O projeto, que representa um investimento de 2,5 milhões de euros, visa reforçar a oferta turística deste concelho alentejano.

À Rádio Campanário, o presidente da Câmara Municipal, Luís Simão, refere que “é uma obra que já leva oito meses desde o início da construção”, e se o programa de obras for cumprido, estará aberto ao público antes do final do ano.

O autarca frisa que é um espaço que visa complementar a oferta turística do concelho, albergando peças megalíticas de há 4000 a 3000 anos a.C., e que foram encontradas no concelho de Mora desde 1914 e ainda a interatividade em que as pessoas a cada passo que dão se sintam surpreendidas”, acrescentando, “algo que não exista em mais lado nenhum do país, por isso chamar-se Museu Interativo do Megalitismo”.

A obra, no valor de 2,5 milhões de euros, é financiada a 85% por fundos comunitários, e o restante pela Câmara Municipal de Mora, “financiada pelo anterior quadro comunitário de apoio e terá que estar concluída ainda este ano, tudo leva a crer que em outubro ou novembro, o Museu do Megalitismo esteja aberto ao público”.

Populares