34.3 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Maio 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo comemora Dia Mundial da Música!

Celebra-se no próximo Sábado, 1 de Outubro, o dia Mundial da Música e o Museu comemora-o em três momentos muito distintos entre si.

O primeiro é uma conferência às 11h00 com Filipe Mesquita de Oliveira, Professor no Departamento de Música da Escola de Artes da Universidade de Évora e Investigador do CESEM – Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da FCSH – Universidade NOVA de Lisboa. A conferência intitula-se «Patrimonialização da Paisagem Sonora Histórica de Évora: o Projeto PASEV» e apresentará o referido projecto que tem como objectivo «o reconhecimento do património sonoro de Évora e sua promoção em termos de turismo cultural, através da sua identificação numa plataforma digital que permite tomar conhecimento de conteúdos relacionados com a paisagem sonora histórica da cidade» entre 1540 e 1910.

O segundo momento da celebração do dia Mundial da Música (1 de Outubro, Sábado) é uma Conferência-Visita-guiada do Ciclo «Estudos de Arte» às 15h30. Como sempre sucede neste Ciclo as colecções do MNFMC são o centro. Sónia Duarte, Doutoranda e Investigadora do ARTIS – Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e do CESEM – Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da FCSH – Universidade NOVA de Lisboa, porá em comum o seu saber sobre «Imagens e retratos de música na pintura portuguesa do século XVI ao século XIX. O corpus do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo». Sugerimos a leitura da sinopse no cartaz.

Só poderíamos terminar estas comemorações com um Concerto, às 19h00. Teremos connosco o grupo «Vozes do Alentejo» e o animado programa vai no cartaz.  

 

No dia 2 de Outubro, Domingo, às 10h30 , teremos uma visita-guiada intitulada Sustentabilidades: o bordado que Arraiolos transformou em Tapete, encerrando as Jornadas Europeias do Património. Maria do Céu Grilo, Técnica Superior do Museu, fará a visita. 

Também no 2 de Outubro, Domingo, mas às 15h30, teremos uma sessão de «Poesia no Claustro». Celebraremos a Poetisa/Poeta Maria Sarmento. Teremos a fortuna de contar com a sua presença e fazendo jus ao termo cunhado por António Saias na última sessão, será mais um momento de «claustrofilias». A sua Poesia vai ser lida pela autora e por vários amigos como verá no cartaz.

Populares