13.2 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Junho 13, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

N. Sra da Saúde de Évora vai usar jóias restauradas, a 8 de dezembro, dia de aniversário da irmandade

A Real Irmandade de Nossa Senhora da Saúde de Évora decidiu levar a cabo o restauro de um conjunto de jóias do acervo de Nossa Senhora da Saúde (Gargantilha e Brincos) que estavam em péssimo estado, com pedras em falta e completamente desmanchado, o que impossibilitava o seu uso.

Em nota enviada à nossa redação, a Real Irmandade de Nossa Senhora da Saúde de Évora adiantou, tratando-se de uma peça valiosa de joalharia de finais do Séc XVIII de minas novas incrustadas em prata, era de todo interesse que  o conjunto fosse restaurado. 

O conjunto foi a restauro a um ourives em Lisboa , que se voluntariou a oferecer o trabalho e cobrou à irmandade apenas  o valor dos materiais em falta (pedras, minas novas, peças em prata que tiveram que ser feitas, fechos, correntes). Tendo em conta o valor dos materiais, o restauro foi de elevada quantia. O Restauro já se encontra concluído e junto se enviam fotos do referido conjunto para que todos possam comprovar a beleza da peça.

É intenção da Mesa administrativa da Real Irmandade de Nossa Senhora da Saúde de Évora, que Nossa Senhora use este conjunto de jóias no próximo dia 8 de Dezembro, dia de aniversário da Irmandade, cuja celebração  oportunamente será anunciada.

A Real Irmandade de Nossa Senhora da Saúde de Évora faz ainda um apelo a todos os que queiram apoiar o custeio do restauro da peça com pequenas comparticipações, que o poderão fazer.

Preservar e manter os bens que estão à guarda da irmandade para as gerações vindouras é um dos objectivos da Irmandade, mas como todos sabemos, os valores envolvidos no restauro deste tipo de peças são de elevado montante. No entanto, deixar que se percam é uma pena.”, referem.

 

Populares