19.3 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 12, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Na maioria dos casos, somos os que menos conhecemos” o Alentejo, diz historiador José Calado no I Encontro de História e Património de Redondo (c/som e fotos)

A vila de Redondo recebeu no passado sábado e domingo, dia 29 e 30 de Julho, o “I Encontro de História e Património de Redondo” que contou com um vasto programa ao longo dos dois dias.

O encontro teve lugar na Assembleia Municipal e na Enoteca de Redondo, e por estes espaços passaram quase vinte oradores que abordaram várias temáticas ligadas ao património e história local.

Em declarações à Rádio Campanário, José Calado, historiador e organizador do encontro, diz que o objetivo “é dinamizar e divulgar” a história, não só de Redondo, bem como do Alentejo.

Nas suas palavras, acrescenta que “devemos conhecer a nossa própria história” para podemos explorar o potencial patrimonial que o Alentejo tem.

“Na maioria dos casos, nós próprios, somos os que menos conhecemos (o Alentejo)”, afirmou o historiador, indicando que estarão presentes investigadores de todo o Alentejo para “dar uma ideia” daquilo que a região tem de melhor.

Referindo o Património Imaterial, José Calado diz que “se não preservarmos as tradições e se não investirmos nessa preservação elas vão se perder um dia”, acrescentando que as Misericórdias são das instituições “aquela que tem um maior legado histórico, muitas vezes, superior em qualidade e quantidade às Câmaras Municipais”.

{gallery}Redondo_encontro_historia_patrimonio17{/gallery}

Populares