Mais um espetáculo celeste para ver nos céus noturnos, esta quarta-feira. A partir das 21h14: a maior superlua do ano.
Será já esta quarta-feira, 26 de maio, que poderemos observar aquela que deverá ser a maior Super Lua do ano. Nesse dia, a Lua vai nascer às 21h14 (hora portuguesa) e vai parecer maior do que é normal, graças à sua proximidade da Terra.
De acordo com a informação do Observatório Astronómico de Lisboa, esta será a segunda Super Lua de 2021, seguindo-se à de 26 de abril, exatamente um mês antes. A Super Lua mais favorável para observar será a do dia 26 de maio, em que os instantes do perigeu e da lua cheia estão apenas desfasados de 9:25 horas
Uma Super Lua é o nome que se dá quando o satélite se encontra simultaneamente em fase de Lua Cheia e a uma distância da Terra inferior a 110 por cento do perigeu da sua órbita.
O Eclipse total da Super Lua ocorrerá ao meio dia de quarta-feira dia 26, não sendo visível a sua observação por ocorrer à luz do dia. Neste dia, a lua começará a entrar na penumbra pelas 09h46. Às 10h45, a lua entra na sombra e ficará completamente coberta a partir das 12h10. Pelas 12h19 o eclipse atinge o seu máximo, permanecendo na totalidade até às 12h28. A partir das 13h53, a Lua sai totalmente da sombra, terminando a ultima fase do eclipse pelas 14h51.
O fenómeno mantém-se no dia seguinte. No dia 27 de maio a Lua vai nascer um pouco mais tarde, às 22h29 e continuará a parecer maior do que o habitual, visto que o satélite ainda se encontrará bastante próximo da Terra.