12 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Natal já chegou a Reguengos. José Calixto disse à Rádio Campanário que “ao darmos alegrias às crianças, percebemos pelas caras dos pais que também estão felizes” (c/som e fotos)

O Natal em Reguengos de Monsaraz iniciou-se esta quinta-feira, dia 1 de dezembro, às 16h00, com a chegada do Pai Natal acompanhado pelos duendes, num cortejo com muita “neve” no centro da cidade.

Durante esta época, o Município de Reguengos de Monsaraz propõe atividades para as crianças durante as tardes na Praça da Liberdade e apresenta este ano pela primeira vez o “Snow Slide”, o maior escorrega insuflável de Portugal, com 10 metros de altura e 30 metros de comprimento.

 Nos fins de semana e feriados até 18 de dezembro, o Pai Natal abre a porta da sua casa a partir das 15h00 para tirar fotografias com as crianças. Nestes dias haverá também animação de rua e passeios de charrete para crianças, acompanhadas por duendes.

À Rádio Campanário, o presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, José Calixto, salientou que a chegada do Pai Natal “é um momento tradicional em Reguengos, e este ano tivemos a sorte de nevar em plena Praça da Liberdade e o ambiente criado no imaginário das crianças amplamente explorado, foi muito interessante”.

Acrescenta que a Praça da Liberdade “é o centro nevrálgico do Natal em Reguengos, “com todo o movimento associativo a colaborar, com os escuteiros a terem aqui atividades, a nossa cooperativa agrícola a colaborar com uma ação muito interessante”, acrescentando que está presente na localidade “o maior escorrega de Portugal também disponível para as crianças e para os adultos. No fundo, uma tentativa de inovarmos com o espirito de manter o Natal em Reguengos como nos últimos anos temos feito, mas também com um espirito de inovarmos e de transmitirmos a toda a região e à nossa vizinha Espanha, o nosso forte sentimento de que venham até nós porque há bons motivos todos os anos, para virem ao Natal em Reguengos”.

José Calixto expressa que “ao estarmos a dar alegrias às crianças, percebemos pelas caras dos pais que também estão felizes e é esse o espirito que queremos incutir numa série de atividades que lhes são dedicadas, mas que temos a certeza que tornam os pais felizes também”. 

Para além de todas as diversões, os escuteiros vão realizar nas tardes do primeiro fim de semana do mês diversas atividades na Praça da Liberdade. No domingo, dia 4 de dezembro, haverá ainda animação musical com o grupo Sol e Dó, da Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense, e com a Banda Juvenil da Sociedade Filarmónica Corvalense, e no dia feriado de 8 de dezembro realiza-se um Peddy Paper familiar intitulado “Caça aos Duendes”.

No dia 10 de dezembro decorre um ateliê de Natal e uma ação de promoção do comércio local, intitulada “Reguengos Solidário – Cidade Viva”, que terá modelos nas montras das lojas entre as 11h00 e as 13h00 e das 15h00 às 19h00 e será uma forma apelativa de apresentar os artigos aos consumidores. No dia seguinte, 11 de dezembro, à diversão habitual junta-se a atuação do grupo de dança da Academia de Dança e Artes Performativas da Sociedade Artística Reguenguense e a dramatização do conto “Um Conto de Natal”, de Charles Dickens, iniciativa que vai decorrer no Auditório Municipal.

 No dia 16 de dezembro, pelas 14h00, no Pavilhão Álamo do Parque de Feiras e Exposições, decorre a Festa de Natal Seniores a Mexer 2016. O último fim de semana do Natal em Reguengos terá, tal como nos anteriores do mês, os habituais passeios de charrete, o “Snow Slide” e as sessões fotográficas das crianças com o Pai Natal, mas também um Ateliê de Natal, no dia 17 de dezembro, e a fechar, no dia seguinte, haverá Cante Alentejano com as atuações do Grupo Coral Os Bel’Aurora de Campinho e o Grupo Coral Os Amigos do Cante de S. Marcos do Campo – Falcões.

 Entre os dias 1 de dezembro e 6 de janeiro poderá ser apreciada uma mostra de presépios produzidos por crianças, que vai estar exposta no Salão Nobre dos Paços do Concelho, e o Presépio de Rua com figuras em tamanho real, na Praça da Liberdade.

Populares