4.3 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Maio 3, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Nayola: Filme inspirado na guerra civil de Angola produzido por empresa de Montemor já estreou!

@observador

NAYOLA’ a primeira longa-metragem de animação do realizador José Miguel Ribeiro, conta a história de três gerações de mulheres angolanas durante a Guerra Civil de Angola já chegou aos cinemas.

Produzido pela Empresa Praça Filmes de Montemor-o-Novo,  o filme recebeu já  12 prémios.
‘NAYOLA’ desenrola-se no período pós-independência de Angola e mostra-nos que ‘as guerras nunca terminam’ e que as lutas por um mundo melhor se podem perder se as vozes se calarem’, diz José Miguel Ribeiro. O filme retrata Angola pela voz Lelena (a avó), Nayola (a filha) e Yara (a neta), três mulheres que sonham e lutam por um país melhor, tentando conciliar a construção de uma família com a construção da sua nação.

Esta coprodução entre Portugal, França, Bélgica e Holanda, passa-se em dois períodos temporais distintos: em 1995, acompanhando a busca de Nayola pelo marido desaparecido em combate; e em 2011, quando Lelena e Yara são assaltadas em casa por um misterioso mascarado armado. Yara é a personagem que situa o espectador no tempo. Com 16 anos, a mais nova das três mulheres, vive com a avó Lelena e com a esperança de ver os pais regressarem da Guerra.
 
Abrangendo a fase final da Guerra Civil Angolana e os primeiros anos de paz no país, este filme representa uma ligação com a nação africana:  todos os atores, todas as personagens, todas as vozes são angolanas e gravadas em Angola. ‘NAYOLA’ conta com a voz e canções de Bonga e com a rapper angolana Medusa, que dá voz a Yara.

Nayola já está nos cinemas portugueses.

Populares