14.3 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

No Alentejo, o distrito de Évora lidera nos casos de violência doméstica

Évora é o distrito do Alentejo onde foram denunciados à APAV, mais casos de violência domestica (54), seguido de Portalegre (24) e Beja (23), no ano de 2015.

No período homólogo de 2014, Évora voltou a liderar com 51 casos, Portalegre com 27 e Beja com 24 casos de violência doméstica.

Os dados estatísticos constam do Relatório Anual 2015, agora apresentado e reportam-se aos processos de apoio desenvolvidos presencialmente, por telefone e online, no ano transato, pela rede nacional de Gabinetes de Apoio à Vítima, pela Linha de Apoio à Vítima, pela rede nacional de Casas Abrigo e pelas redes especializadas de apoio a vítimas migrantes, familiares e amigos de vítimas de homicídio e crianças e jovens vítimas de violência sexual.

O grande destaque que os dados estatísticos nos permitem aferir quanto à relação do autor do crime com a vítima diz respeito às relações de intimidade, como sejam as/os companheiros, ex-companheiros, cônjuges, ex-cônjuges, namorados e ex-namorados. No seu total, em 2015 representaram mais de 50% das situações (58,4%).

No que concerne à idade e sexo dos agressores, em 2015, 81,3% eram do sexo masculino e tinham idades compreendidas entre os 35 e os 54 anos (25,5%). 31,9% dos casos eram casados e possuíam uma ocupação profissional (29,5%).

De acordo com os dados recolhidos, os locais do crime mais referenciados foram a residência comum, a residência da vítima e lugar / via pública. Relativamente ao contacto junto das entidades policiais, em 39,3% das situações foi formalizada uma queixa / denúncia.

De salientar que a análise do Relatório a nível nacional facilita uma visão geral sobre a realidade das vítimas, dos autores de crime, dos crimes praticados e do trabalho desenvolvido pela Associação em 12. 837 processos de apoio, nos quais foram apoiadas 9. 612 vítimas, correspondendo a sua vitimação a um total de 23. 326 crimes. 

Populares