25.4 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

 No Comércio Inter-Regional, Lisboa e Alentejo lideram  exportações.

Em Portugal, a maioria das regiões apresenta défices no comércio inter-regional, exceto Lisboa e Alentejo, que exportam mais do que importam. O país, tradicionalmente focado na procura interna, viu um crescimento de 6,7% no PIB no ano passado, com 70% deste crescimento vindo da demanda interna. Contudo, espera-se que este número caia para 50% este ano.

A procura interna, impulsionada em parte por importações como petróleo e alimentos, é satisfeita também pelo comércio interno entre as sete principais regiões portuguesas. 

Um estudo da Faculdade de Economia de Coimbra revela que, embora as exportações internacionais estejam a crescer, o comércio inter-regional é igualmente vital, representando cerca de 81% da riqueza anual de regiões como Lisboa e Norte.

Lisboa, com um superávit comercial inter-regional de 4.285,7 milhões de euros, destaca-se como uma região exportadora, enviando mais bens para outras regiões do que os que importa. 

O Alentejo também apresenta um saldo comercial positivo, contribuindo significativamente para a economia nacional através do comércio inter-regional.

Populares