9.8 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Maio 2, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Nobel da Paz em Ponte de Sor. “Será um dia muito importante para a nossa cidade e para o Centro de Arte e Cultura”, diz vereadora Sérgia Bettencourt (c/som)

O Nobel da Paz, Mohamed Fadhel Mahfoudh, vai estar em Ponte de Sor, no próximo sábado, dia 12 de março, para presidir a uma conferência no Centro de Artes de Cultura da cidade.

Promovida pela Câmara Municipal e Associação Sete Sóis Sete Luas, a iniciativa tem início pelas 16h00, contando com a presença de diversas individualidades.

Em declarações à Rádio Campanário, a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Ponte de Sor, Sérgia Bettencourt, refere que o Nobel da Paz “foi atribuído ao Quarteto para o Diálogo Nacional na Tunísia, composto por quatro elementos e nós teremos cá o que pertencia à ordem dos Advogados da Tunísia, o doutor Mohamed Fadhel Mahfoudh, será ele que estará cá para proferir uma conferência intitulada Transição Democrática na Tunísia”.

Sérgia Bettencourt diz que a Câmara Municipal de Ponte de Sor, desde 1996, tem um protocolo com a associação Sete Sois Sete Luas, “uma associação que se estende por vários países da bacia do Mediterrâneo e países lusófonos e integra cerca de 33 cidades e entre todas as cidades que pertencem a esta rede, partilhamos a nossa cultura, os nossos artistas, os nossos músicos, a nossa gastronomia e teremos no próximo sábado a inauguração de uma exposição de uma artista italiana”.

Questionada sobre os proveitos que poderão advir da presença do Nobel da Paz no concelho, a Vereadora da Cultura declara que “será um dia muito importante para a nossa cidade e para o Centro de Arte e Cultura”.

Uma conferência aberta ao público mas em que foram enviados convites “institucionais que entendemos que deveríamos fazer (…) será proferida em francês mas teremos tradução em simultâneo, qualquer pessoa que queira estar presente nesse dia, com bastantes atividades, será muito bem-vindo a Ponte de Sor”.

Mohamed Fadhel Mahfoudh, é o Presidente da Ordem dos Advogados da Tunísia,  integra o  Quarteto para o Diálogo Nacional pró-democracia na Tunísia, foi galardoado com o Prémio Nobel da Paz 2015, ao ter contribuído para a construção de uma democracia pluralista na Tunísia, com o derrube do Presidente Ben Ali, no poder desde 1987. 

Populares