13.2 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Junho 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Nos projetos de estudo V. Viçosa é um pequeno satélite mas pelo seu potencial passa à frente dos outros” diz Maria de Jesus Monge, da FCB(c/som e fotos))

 

A Fundação da Casa de Bragança promoveu esta tarde uma visita guiada pelo percurso da rede alimentar.do Paço Ducal de Vila Viçosa.

A visita foi acompanhada pela ARQ.ª Ana  Sofia Pinto, aluna da Universidade do Porto onde está a tirar a tese de Doutoramento, e na qual este trabalho se inseriu.

Um percurso pela rede alimentar do Paço de Vila Viçosa” mostrou todos os passos que foram dados para a confeção do jantar oferecido pela Família Real a Afonso XIII de Espanha a 14 de dezembro de 1903, percorrendo vários espaços do Paço de Vila Viçosa, nomeadamente a Horta do Reguengo, o Pátio das galinhas, a cozinha o Pátio da lenha ou a casa dos fornos.

A Rádio Campanário esteve presente e falou com Maria de Jesus Monge, a Diretora do Museu-Biblioteca da Fundação da Casa de Bragança sobre o regresso à normalidade destas visitas guiadas assim como a importância de dar a conhecer momentos tão importantes para a história de Portugal.

Maria de Jesus Monge começou por nos referir “este tipo de atividades permite-nos explorar uma série de espaços que o visitante no dia a dia normal não pode conhecer por razões de logística” sublinhando ainda a sua importância “como forma de mostrar que continuamos a trabalhar com as Universidades , a produzir conhecimento na esperança, sempre , de que esse conhecimento traga novas perspetivas sobre , não só a leitura do paço, como também no futuro, novos visitantes e novos percursos.”

Segundo a responsável da FCB, “a Universidade do porto tem sido uma parceira frequente da Fundação e do Museu Biblioteca” referindo que é com frequência que a Fundação é chamada a participar nestes projetos de estudo.

A este propósito vai mais longe e salienta “normalmente Vila Viçosa aparece nestes projetos de estudo como um pequeno satélite mas depois, de repente, fruto de potencial que os espaços ainda têm e também da documentação que aqui guardamos em arquivo, rapidamente passa à frente dos outros todos e se transforma em capítulo mais importante do percurso.”

A Diretora do Museu-Biblioteca , relativamente ao número de participantes que efetuou a visita considera “temos esperança que o facto desta visita ser muito participada seja um bom pronúncio para próximas visitas.”

Numa componente mais histórica conta-nos qual a importância do jantar oferecido pela Família Real e cujos pormenores de preparação e confeção ficámos a conhecer “o Rei D. Carlos foi um diplomata exímio , tentou pôr os seus conhecimentos , não só pessoais mas também familiares ao serviço do país e a estratégia de convidar monarcas estrangeiros foi uma das mais seguidas no inicio do século XX.”

Neste seguimento “Afonso XIII era um rei muito jovem , D. Carlos era primo e a rainha D. Amélia era filha de uma Infanta de Espanha e por isso as relações familiares eram grandes mas a política estava sempre presente” sublinhando que “a vinda a Vila Viçosa , para além de ter um cunho de reencontro de pessoas que se conheciam e que tinham relações de parentesco, tinham também grande papel a desempenhar no que era a política peninsular e europeia daquela Época.”

 

 

{gallery}VisitaGuiada rede alimentar FCB VV 2022{/gallery}

Populares