24.3 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Julho 18, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Nova Aldeia da Luz comemorou o seu 10º aniversário

No ano de 2002 foi inaugurada a Nova Aldeia da Luz (Mourão), construída de raiz a dois quilómetros da antiga, que foi desmantelada e maioritariamente submersa pela albufeira de Alqueva. 

Para comemorar esta efeméride, a Junta de Freguesia da Luz preparou um conjunto de iniciativas onde se falou do passado, presente e futuro desta localidade do concelho de Mourão.

No passado dia 7 de Dezembro, teve lugar um colóquio subordinado aos temas “Dez anos depois” e “A importância da Administração local no futuro de Alqueva e no meio Empresarial da Região”, em que estiveram presentes oSecretário de Estado da Administração Local e Reforma Administrativa, Eng. Paulo Júlio, o Deputado eleito pelo Distrito de Évora do PSD, Pedro Lynce, o Presidente da CCDR-A, António Dieb, entre outras entidades.

Em declarações à Rádio Campanário o Secretário de Estado da Administração Local e Reforma Administrativa, Paulo Júlio, não se alongou muito sobre os problemas que a Aldeia da Luz tem atravessado nos últimos anos, não querendo também aprofundar a questão sobre os fundos monetários para a conclusão do projeto Alqueva:

{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/aldeia_Luz_sec_estado.mp3{/saudioplayer}

Já o Presidente da Junta da Luz, Francisco Lopes de Oliveira, fez-nos um retrato pouco animador destes dez anos de Aldeia da Luz, dizendo-nos mesmo que “foram dez anos passados, muito muito tristes”:

{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/presidente_junta_aldeia_luz.mp3{/saudioplayer}

Tivemos ainda a oportunidade de falar com uma das habitantes da Aldeia da Luz, a dona Isaura, que nos disse ter sido “uma mudança muito custosa”:

{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/habitante_aldeia_luz.mp3{/saudioplayer}

Fique de seguida com algumas imagens da Aldeia da Luz e da cerimónia:

Populares