A nova diretora do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo (MNFMC) em Évora, declarou que as suas primeiras ações como dirigente serão adquirir mais pessoal e mais orçamento.
Como a RC noticiou, Sandra Leandro, historiadora e professora da Universidade de Évora, foi nomeada pela Direção-Geral do Património Cultural a nova diretora do Museu de Évora.
Segundo avança a Lusa, Sandra Leandro, assumiu hoje que a sua “primeira luta” vai ser “convencer a tutela” de que a instituição “precisa de mais orçamento e recursos humanos”.
A nova diretora do MNFMC, que ganhou o concurso público internacional, afiançou que vai procurar “dar a entender, com uma clareza meridiana”, à tutela que o museu “precisa de ser mais valorizado”.
“Através de mais pessoal, e necessita de mais pessoal a vários níveis”, assim como “precisa de mais orçamento”, porque “há anos” que “é suborçamentado”, insistiu.
Face à nomeação deste novo cargo, Sandra Leandro, admite que, “estou extremamente feliz. A minha vontade de dirigir um museu é uma determinação que me acompanha há muitos anos, é um sonho que eu tinha e que, finalmente, após muito trabalho, vejo concretizado.”
Sandra Leandro vai passar por “um período de transição”, para concluir o semestre na UÉ, e prevê assumir oficialmente em junho as funções a tempo inteiro como diretora do museu.