15.9 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Nova ETAR de Estremoz inaugurada com a presença do Secretário de Estado do Ambiente e a promessa da construção de mais Estações de Tratamento de Águas Residuais no concelho (c/som e fotos)

Foi inaugurada esta quarta-feira, dia 13 de abril, pelas 11h00, junto à Quinta de São João, em Estremoz, a Estação de Tratamento da Águas Residuais (ETAR) de Estremoz.

A cerimónia de inauguração foi presidida pelo Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins e pelo Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, Luís Mourinha.
A Rádio Campanário acompanhou a cerimónia e falou com o Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins que declarou que Estremoz é um caso que estava no limiar daquilo que Portugal tem que estar obrigado de acordo com a diretiva europeia das águas residuais, daí o incumprimento em que estávamos perante as instancias europeias, outras populações abaixo destes limiares, já poderão ter soluções menos sofisticadas, mas neste caso impunha-se qualificar bastante o tipo de tratamento que existia na antiga solução que já não dava resposta aos níveis de eficiência que eram exigidas”.

Considera que “houve um grande salto qualitativo relativamente à instalação antiga, naturalmente que terá um nível de exigência para o município que terá a necessidade de se qualificar com recursos humanos para responder a uma sofisticação tecnológica (…)”.

Instado sobre as verbas direcionadas para esta área, o Secretário de Estado do Ambiente expressa que o Governo tem disponíveis cerca de 400 milhões de euros para continuar a investir no setor da água e nas águas residuais, desses 400 milhões, cerca de 100 milhões já têm anúncios abertos há cerca de 15 dias, que vão estar abertos até junho, para que os municípios possam apresentar candidaturas para concretizar, sobretudo obras de expansão de redes, estações de tratamento, quer de água quer de águas residuais, estações elevatórias, e estamos a reservar os restantes 300 milhões, sobretudo para investimentos que qualifiquem a gestão (…)”.

 

O Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, Luís Mourinha, destacou que a obra resultou “do esforço que foi feito nos últimos cinco anos por parte do Município de Estremoz em regularizar as contas, estamos em média a pagar a sete dias a fornecedores, temos uma boa situação financeira e esperamos apenas que o Governo altere a lei dos compromissos (…)”.

Trata-se “de um evento normal do investimento da câmara (…) a câmara investiu 300 mil euros, o que representa 15% do total do investimento”, sem recurso à banca.

Acrescenta que a Estação de Tratamento da Águas Residuais vai ter a manutenção da Câmara Municipal de Estremoz, avançando o autarca que, “vamos fazer mais ETAR no concelho”.  

Esta obra, cujo investimento ascende aos 2,3 milhões de euros, é financiada pelo POVT/QREN a 85% e prevê-se que vá beneficiar uma população de 9.000 habitantes.

Populares