12 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Nova proposta de Candidatura de V. Viçosa à Unesco será apresentada como “Vila Viçosa, Sede Ducal”diz Arq. Nuno Lopes(c/som)

Realizou-se esta segunda-feira, no Alentejo Marmòris Hotel & SPA , uma reunião da Comissão Executiva, da Coordenação da Candidatura, dos Colaboradores Científicos e dos Parceiros Institucionais da Candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial da UNESCO.A reunião tem como objetivo a apresentação da versão final do Dossier de candidatura , depois de reformulações solicitadas pelo Grupo de acompanhamento da referida candidatura.

A apresentação da versão final do Dossier de candidatura ficou a cargo do arquiteto Nuno Lopes, coordenador do processo, com quem a Rádio campanário falou. Em declarações à RC, o Arq. Nuno Lopes começou por dizer que “este é um dossier bastante diferente do inicial porque no fundo, mais do que uma revisão, é quase um dossier novo.”

Nuno Lopes destacou ainda o facto de um dos atributos de Vila Viçosa é ser sede da Casa de Bragança, motivo pelo qual considera que “faz todo o sentido a Casa de Bragança ser co-promotora do projeto, juntamente com a Câmara Municipal, o que obviamente muda muita coisa em relação aquilo que estava” sublinhando ainda que este é um dossier que muda a vida dos calipolenses .

A estratégia delineada é para 30 anos e onde “é preciso trabalhar com as diferentes Instituições mas também com os moradores e os proprietários “ confessando que hoje vê Vila Viçosa de uma forma completamente diferente da que via em 1979 quando chegou a Vila Viçosa.

Na sua opinião “Vila Viçosa tem uma história fantástica que muitas vezes está escondida no interior das casas, das igrejas.”

Questionado pela Rádio Campanário sobre as principais alterações agora efetuadas ao Dossier de Candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial da Unesco, o coordenador destacou “Vila Viçosa não vai ser candidatada enquanto Vila renascentista e daí o nome da candidatura ter passado para Vila Viçosa, sede ducal até porque nós não estamos a tratar só da área urbana.”

“O nicho que encontrámos é de uma paisagem urbana e não urbana , evolutiva e histórica que inclui a Tapada real , e esta é a grande área” adiantou aind ao Coordenador. No que diz respeito ao Culto Mariano, o Arquiteto Nuno Lopes refere “o culto mariano é quase o “grito ipiranga” desta candidatura porque Vila Viçosa acaba por se consagrar a tudo o que aspirou com o D.JoãoIV, e projetou Vila Viçosa para o mundo inteiro através da proclamação de Nossa Senhora da Conceição .”

Com um dossier reformulado, Nuno Lopes dá ainda conta que “as candidaturas são todas muito difíceis , não está ganho; há muitas candidaturas . Ainda assim considera que a candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial da Unesco tem uma “importância muito mais que regional”.

Nuno Lopes explica igualmente “as pessoas vão ter que trabalhar juntamente com a Câmara e com a Fundação para recuperar aquilo que têm cá.”

Este dossier de candidatura é uma proposta de desenvolvimento de Vila Viçosa, de desafio para as pessoas e espero que seja reconhecido e Vila viçosa seja classificada” concluiu o responsável pelo projeto.

Populares