12 C
Vila Viçosa
Sábado, Fevereiro 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Nova USF em Sines: Cuidados de saúde familiar para 8500 utentes

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, procedeu à inauguração da Unidade de Saúde Familiar – Porto de Mar – Sines,. Esta é a primeira unidade deste tipo na região do Alentejo Litoral e uma das 222 novas USF-B que entraram em funcionamento em todo o país no dia 1 de janeiro.

A equipa da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Sines, liderada pela médica Tânia Barcelos, desenvolveu um projeto assistencial nos últimos meses que permitiu que fossem uma das 10 unidades a transitar diretamente do modelo UCSP para o modelo mais avançado de Unidade de Saúde Familiar.

A USF Porto de Mar vai prestar cuidados de saúde familiar a cerca de 8500 utentes, e os profissionais serão agora remunerados com base no seu desempenho.

Ricardo Mestre afirmou: “Ao reforçar os cuidados de saúde primários, estamos convencidos de que temos um modelo que se provou eficaz, e com as USF-B, podemos atrair e reter profissionais e fornecer respostas mais atempadas e proativas tanto para doenças agudas como crônicas.”

Atualmente, a USF de Sines está a formar cinco internos de Medicina Geral e Familiar, e espera-se que esta unidade possa desempenhar um papel crucial na dinamização de outras USF no Alentejo Litoral.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do presidente da Câmara, Nuno Mascarenhas, e do vereador José Manuel Arsénio, que expressaram o desejo de que este novo modelo de funcionamento da unidade de saúde resulte em melhores condições de trabalho para os profissionais e melhores cuidados de saúde para a população.

Foto: MS

Populares