A vila de Redondo recebeu este domingo, 12 de maio, a cerimónia oficial que encerra a Semana do Bombeiro do Distrito de Évora, promovida pela Federação de Bombeiros do Distrito eborense.
Na cerimónia fizeram-se representar entidades, autarquias e freguesias e de facto os bombeiros “sentiram-se acarinhados”, disse à RC o presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Évora, Inácio Esperança.
“Os bombeiros gostam de ter o povo e aqueles que representam as pessoas ao seu lado”
Inácio Esperança
“Os bombeiros gostam de ter o povo e aqueles que representam as pessoas ao seu lado”, sobretudo quando os eleitos sublinham que “contam com os bombeiros e que os pretendem apoiar”, acrescentou o responsável.
Questionado sobre a atividade operacional das corporações do distrito de Évora, Inácio Esperança refere que “tem decorrido com normalidade e tem sido idêntica à do ano anterior”. No que toca a incêndios “já houve alguns, mas coisa pouca” e relativamente a acidentes “não há um grande acréscimo relativamente ao ano anterior”, explicou o responsável, que sublinha ainda que “a resposta da parte das corporações de bombeiros tem sido pronta e eficaz”.
Também a esta estação emissora o autarca redondense, António Recto, sublinha a importância de se homenagear os bombeiros e relembra que as autarquias “cada vez têm mais responsabilidades nestas matérias, embora um bocado encapotadas pela Autoridade Nacional da Proteção Civil”.
“Nunca é demais a população ou quem os representa ter uma palavra de gratidão para com os bombeiros”
António Recto
“Está na génese dos bombeiros serem eles os protetores da população”, disse o autarca, que acrescenta “então nunca é demais a população ou quem os representa ter uma palavra de gratidão para com os bombeiros”. Pontanto “não é só palavras de agradecimento, mas também de reconhecimento por este trabalho único que estes homens e mulheres fazem em prol das populações”, acrescentou António Recto.
{gallery}redondo_dia_bombeiro19{/gallery}