15.9 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“O Alentejo foi a zona do país que mais cresceu em 2014”, afirma António Ceia da Silva (c/som)

A hotelaria portuguesa registou um aumento de 11% entre 2013 e 2014, somando mais de 46 milhões de dormidas.

Os dados preliminares divulgados esta semana pelo INE (Instituto Nacional de Estatística) mostram que entre Janeiro e Dezembro de 2014 a hotelaria alentejana recebeu 730 hóspedes, mais 14% que um ano antes, enquanto as dormidas na região do Alentejo rondaram mais de 1300.

Para o presidente da Entidade Regional do Turismo (ERT) do Alentejo/Ribatejo, António Ceia da Silva estes valores “já eram expectáveis. O Alentejo teve um dos melhores anos turísticos de sempre com o maior número de receitas. Todos os indicadores a subirem significativamente que vêm comprovar que somos a região do país que mais cresceu em 2014".

António Ceia da Silva salienta que foi um ano “carimbado com o selo de Património da Unesco referente ao cante alentejano. [Foi de facto] um ano extraordinário para o Alentejo para o turismo e de afirmação da marca”, referindo ainda que “todos os agentes sentem que o turismo é um setor decisivo, de afirmação do território, de excelência e de qualidade. Obviamente que também é bom para os outros setores como o dos queijos, enchidos, mármores, cortiça e outros”.

No Alentejo os proveitos são superiores a 63 mil euros. Todas as regiões apresentaram aumentos assinaláveis, a região Alentejana cresceu significativamente entre 2013 e 2014 na ordem dos 17,2%, seguindo-se de Lisboa com 15% e o Algarve com 11,2%.

No universo nacional a taxa de ocupação no ano passado foi de 43,9%, mais 2,7 pontos percentuais face ao ano anterior.

Populares