39.8 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Julho 23, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“ O ano 2015 contrariou a nossa previsão visto que verificamos uma quebra nos resíduos indeferenciados de 3%”, diz Gilda Matos (c/som)

No ano de 2015 , foram recolhidos aproximadamente  3,5 mil toneladas de resíduos recicláveis em 12 concelhos do distrito de Évora .

Segundo a informação que nos foi  fornecida pela GESAMB- Gestão Ambiental e Resíduos,  empresa responsável pela gestão e exploração do sistema intermunicipal de resíduos sólidos do distrito de Évora, foram recolhidos 3. 597, 38 toneladas no total de resíduos recicláveis, dos quais 1.480.44 toneladas de vidro, 800. 20 toneladas de plástico ou metal  e 1.316, 74 toneladas de papel.

A cidade eborense foi a que registou o maior indíce de produção de resíduos, num total de 1.436,4 toneladas, Mourão apresenta-se como o concelho que menos produziu com 67,8 toneladas.

Em entrevista à Rádio Campanário, a representante da empresa GESAMB,  Gisela Matos, conta-nos que noano transato revelou-se uma quebra na produção de resíduos de 3% que contrariou todas as expetativas afirmando que “ em 2014 verificamos que houve um acréscimo na recolha seletiva ,o que nos levou a pensar que provavelmente ja estariamos numa fase em que iamos notar gradualmente um aumento na produção . No entanto “ o ano 2015 contrariou a nossa previsão visto que verificamos uma quebra nos resíduos indiferenciados de 3%,  mas estamos otimistas porque felizmente não se registou essa quebra nos recicláveis.”

Instada a comentar sobre as frequentes ocorrências de destruição dos ecopontos, Gilda Matos, revela que “ o vandalismo tem prejudicado a rede de recolha seletiva, contudo, comparativamente a outros anos, neste inverno, que é quando geralmente é quando são acidentados,  não nos ressentimos com esse fenómeno.”

Gilda Matos adianta-nos que “ vamos investir na aquisição de novas viaturas e pretendemos também alargar a rede de ecopontos investimento de modo a apelar à adesão da população a esta prática que visa melhorar o ambiente.”

Questionada sobre o ponto de entrega dos Equipamentos Eletricos e Eletrónicos a represantante da Gesamb, esclarece que “   as grandes quantidades  de produtos recicláveis podem ser entregues num  dos sete ecocentros da empresa de forma gratuita.

 

A rede de recolha de resíduos integra doze concelhos : Alandroal, Arraiolos, Borba, Évora, Estremoz, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas e Vila Viçosa.

 

Populares