17 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

O KC-390 que aterrou na Base Aérea de Beja, é o primeiro dos cinco adquiridos a Embraer.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a empresa aeronáutica brasileira anunciou que o primeiro KC-390 Millennium, configurado de acordo com os padrões da NATO, já está em operação na Força Aérea Portuguesa.

Na última quinta-feira, a Força Aérea Portuguesa anunciou a entrada em serviço do primeiro dos cinco KC-390 adquiridos a Embraer.

Esta primeira missão operacional incluiu um voo transatlântico entre o Brasil e Portugal, com aterragem na Base Aérea 11, às 16:30, de acordo com informações da FAP.

A partir deste ponto, o KC-390 passa a ser totalmente integrado no sistema de armas da Força Aérea Portuguesa, conforme afirmado por este ramo das Forças Armadas.

No comunicado da empresa brasileira, Walter Pinto Júnior, Chief Operating Officer (COO) da Embraer Defesa & Segurança, destacou que a entrada em serviço do primeiro KC-390 Millennium fora do Brasil é um momento de grande significado.

“A Força Aérea Portuguesa é uma parceira estratégica para a Embraer, que nos apoiou desde o início da internacionalização do C-390 Millennium. Continuaremos a trabalhar em conjunto para avançar nos nossos projetos de longo prazo”, afirmou.

O primeiro KC-390 Millennium da FAP foi aprovado de acordo com os critérios estabelecidos pela Autoridade Aeronáutica Nacional (AAN) e está equipado com os dispositivos padrão da NATO, que foram integrados após uma série de testes realizados em Portugal, numa colaboração entre a Embraer, a OGMA e a FAP, conforme explicou a empresa aeronáutica.

Esta aeronave da FAP foi apresentada na Base Aérea 11 precisamente um ano antes de entrar em operação, em 19 de outubro de 2022, numa cerimônia presidida pelo Primeiro-Ministro, António Costa.

Foto: Força Aerea Portuguesa

Populares