13.2 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Junho 13, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

O Legado de Rui Nabeiro: Delta Cafés distinguida como a empresa mais responsável em Portugal!

Rui Nabeiro, o histórico patrão da Delta Cafés, considerado por muitos como um dos maiores empresários do País, faleceu no passado dia 19 de março e deixa um legado de sucesso.

Numa pesquisa de mercado sobre as empresas mais responsáveis a atuar em Portugal, publicada pela empresa Merco, a Delta Cafés aparece como a primeira num ranking de 100 (ver tabela com o top 10 em baixo). E consegue este feito pelo segundo ano consecutivo.

O Merco, monitor de referência para a Ibero-América, divulgou esta quinta-feira em Portugal o ranking das 100 empresas mais responsáveis em termos de ESG. Este ranking avalia as empresas que, em 2022, cumpriram melhor os fatores ambientais, sociais e de governança, dando origem a uma lista geral e a outras três específicas para cada um dos critérios ESG (Environmental, Social, Governance).

O Grupo Nabeiro (1º) lidera o ranking das empresas mais responsáveis em Portugal, pelo segundo ano consecutirvo, seguido da Sonae (2º) e EDP (3º). Nas posições seguintes estão a Ikea em 4º lugar e a Jerónimo Martins no 5º. Vodafone (6º), Lidl (7º), GALP (8º), Microsoft (9º) e Google (10º) completam o top 10. No que respeita às subclassificações ESG (Ambiental, Social, Governança), o Grupo Nabeiro (Delta Cafés) é o líder em todas. Na categoria ambiental, o segundo posto é ocupado pela EDP e o terceiro pela Sonae. Por seu lado, no que respeita ao setor social, a Sonae alcança a vice-liderança e a EDP a terceira posição. Por fim, na subclassificação de Governança o segundo lugar é da Sonae, e o terceiro da IKEA.

O Merco Responsabilidade ESG Portugal 2022 contou com a participação de 252 executivos de grandes empresas, 41 jornalistas de informação económica, 31 membros do governo, 39 analistas financeiros, 35 responsáveis de ONGs, 38 dirigentes sindicais, 30 dirigentes de associações de consumidores e 800 cidadãos (Merco Consumo). A par destas avaliações, integra também uma análise da reputação na esfera digital das empresas (Merco Digital) e a realidade destas através de uma avaliação dos méritos reputacionais, feita por 19 empresas. Estes rankings são resultado de 5 avaliações, 12 fontes de informação e 1.205 inquéritos.

 Fonte: Merco

Populares