15.4 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“O nosso objetivo é o mercado externo (…) não descurando o mercado nacional (…) fazer o nosso melhor para levar os vinhos de Borba a todo o mundo”, declara Fernando Tavares, administrador da Sovibor (c/som)

A Sovibor – Sociedade de Vinhos de Borba, S.A. mudou de mãos há cerca de dois anos, passando a fazer parte do grupo Sousa Tavares, SGPS, S.A., que detém na área da distribuição a Sotavinhos, S.A., na área da produção vinícola a Quinta do Progresso – Sociedade Agrícola, Lda, e na área do turismo o Hotel Quinta Progresso em Vale de Cambra.

A Sovibor, S.A. é uma empresa com quase 50 anos de história e larga tradição na produção de vinhos DOC Borba.

Fernando Tavares, presidente do Conselho de Administração do grupo Sousa Tavares, SGPS, S.A., referiu à Rádio Campanário que adquiriu a empresa há cerca de dois anos e para o Grupo detentor da empresa, “é estratégico o facto de adquirirmos a Sovibor porque o nosso interesse é exatamente vender vinhos de Borba e como tal adquirimos esta adega que tem uma história, e por isso mesmo é que a viemos comprar a Borba”.

Instado sobre se a empresa vai continuar na mesma linha de expansão, tanto a nível nacional como internacional, Fernando Tavares expressa que “o objetivo nosso é só um, dignificar o concelho e Borba com a nossa vinda para cá. Tenho a certeza que viemos dar uma mais valia ao concelho e à população de Borba, ao reconhecimento das pessoas para o futuro, que já tem muito, mas estamos aqui para entreajudar e em conjunto termos sucesso e divulgar os vinhos de Borba”.

Questionado sobre o volume de produção, refere que são “cerca de um milhão e meio de quilos de uvas”, avançando que estão a preparar um carregamento para “mandar para os Estados Unidos, para França, e estão a acabar de carregar para a Alemanha, o nosso objetivo é o mercado externo (…) não descuramos o mercado nacional (…) fazer o nosso melhor para levar os vinhos de Borba a todo o mundo”.

Sobre o facto da Sovibor se lançar na produção de vinho em talha, Fernando Tavares diz que “é uma técnica milenar, nós vamos buscar tudo isso às raízes do Alentejo que perfazia cem ou duzentos anos e nós queremos implementar os vinhos aqui de Borba, exatamente como se fazia há 200 anos. O nosso objetivo fundamental é divulgar o que se fazia de bom e que se faz ainda hoje de bom em Borba”.

Indagado sobre a produção refere que “é experimental (…) neste momento estamos a pisgar cerca de 30 talhas e o nosso objetivo é duplicar”.         

De salientar que no sector dos vinhos, o grupo detém a distribuidora Sotavinhos, S.A. sedeada em Albergaria-a-Velha, a qual conta no seu portfólio com marcas como Quinta de Gomariz, Kopke, Vallegre, Campolargo, Plansel e Porta da Ravessa; detém igualmente a Quinta do Progresso – Sociedade Agrícola, Lda. sedeada em Montemor-o-Novo que detém as marcas Castelomor, Montes Lisos, Flor de Lis e Terras d’Elmano.

 

Populares