3.7 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“O ponto alto foram os milhares de pessoas a visitar a arte feita pelas pessoas de Redondo”, diz Presidente da Câmara de Redondo (c/som)

Iniciou-se no dia 29 de julho as Ruas Floridas de Redondo, que decorreram até ontem, dia 6 de agosto. Um certame onde a arte de trabalhar o papel é a “rainha “ da festa.

Para além das ruas enfeitadas, que por estes dias transformaram Redondo num jardim florido, uma das atrações do evento foram também os concertos musicais que ali aconteceram. 

Em entrevista com David Galego, presidente da Câmara Municipal de Redondo, o mesmo fez um balanço deste evento, começa por referir que considera que a edição deste ano das Ruas Floridas foi um sucesso, “a edição de 2023 das Ruas Floridas foi um enorme sucesso, um enorme sucesso pela qualidade imensa que se via nas ruas engalanadas e coloridas de Redondo, com trabalhos extraordinários, um enorme sucesso por uma afluência imensa de pessoas que diariamente visitaram Redondo, com as ruas cheias, com pessoas de norte a sul do país, com muitos visitantes de Espanha”. 

Afirmou que este evento tem um grande impacto no alentejo, na cultura da região, e na visibilidade do alentejo, “foi de facto um evento que fica marcado na história da vila de Redondo como um dos maiores eventos alguma vez realizados nesta vila e que de facto vai ter um impacto tremendo no alentejo, na visibilidade do alentejo, na cultura alentejana”. 

Este evento impulsionou a economia na vila de Redondo, nomeadamente na área da restauração e dos alojamentos, devido ao elevado número de visitantes para verem as Ruas Floridas, “foram dias e dias em que a restauração, hotelaria, e todos os serviços conexos não deram mãos a medir, criaram muitos empregos sazonais, em que a restauração também tinham um número muito avultado de marcações para depois poderem vir fazer a visita aqui, também os alojamentos estavam com muitas reservas nos concelhos limites”.

No que toca aos espetáculos de música que decorrem à noite, David Galego afirma que na maioria das noites a Praça da República encheu-se de pessoas para desfrutarem destes concertos, “no final da noite também encheram na maioria das vezes a Praça da República para assistir a espetáculos musicais das mais variadas áreas da música, música tradicional, all pop, all rock, as orquestras, o cante alentejano”.

Afirma que o balanço final deste evento é extremamente positivo e que é motivo de orgulho, “acho que há aqui um trabalho que tem um balanço final extremamente positivo, e é um grande orgulho ver que foram milhares e milhares de pessoas que vieram apreciar a qualidade do trabalho dos redondeses ver todo o seu empenho durante muitos meses para colocar na rua este certame, este momento cultural e turístico do alentejo que foi de facto um arco neste período festivo”. 

O presidente refere que na edição de 2025 a previsão é melhorar, dinamizar mais a área do comércio, do artesanato, dos produtos regionais, “podemos trabalhar ainda para dinamizar melhor a área do comércio, do artesanato, dos produtos regionais, podemos criar essa envolvente da vertente económica, que estando muito presente nesta edição de 2023 que possa também ser projetada”.

A aposta na internacionalização é de facto muito importante, “queremos continuar a apostar na internacionalização, tivemos milhares de visitantes de espanha, arrisco-me a dizer que alentejo ainda não teve nenhum certame tão internacional, com tantos visitantes de fora das fronteiras de Portugal como as Ruas Floridas de 2023”, afirma David Galego. 

Na corrida de touros a praça teve cerca de 80% dos lugares preenchidos, em paralelo à corrida de touros aconteceu o concerto do André Sardet, e tanto um como outro tiveram uma grande afluência, e “digo que ambos os públicos ficaram satisfeitos”. 

Populares