11.5 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

O Presid. da Junta de Freguesia de N. Srª de Machede preocupado com situação da Escola Básica.

O Presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Machede, José Vitorino Piteira, lamentou que a Escola Básica de Nossa Senhora de Machede esteja sempre em risco de fechar devido ao reduzido número de alunos, apesar dos esforços para atrair mais estudantes.

Atualmente, a escola tem apenas 17 alunos a Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Machede, está localizada numa freguesia com cerca de 1.000 habitantes, situada a quase 20 quilômetros de Évora, da sede do concelho.

O autarca, eleito por um movimento independente, explicou que, todos os anos, os professores são alocados à escola da freguesia tardiamente, atrasando o início das aulas. Neste ano, a situação piorou quando a professora atribuída à escola teve que se ausentar devido a uma licença médica para apoio familiar, interrompendo as atividades letivas.

Uma fonte do Agrupamento de Escola André de Gouveia, ao qual a escola de Machede pertence, explicou que só é possível substituir um docente se a licença for por um período mínimo de 15 dias. Neste caso, a professora faltou apenas quatro dias e voltará a lecionar na próxima segunda-feira. Além disso, não há docentes disponíveis no agrupamento para fazer a substituição.

O presidente da junta de freguesia argumentou que a situação dificulta a atração de mais alunos para a escola da freguesia, levando metade das crianças a frequentar escolas na cidade de Évora. Expressou ainda a preocupação de que, se a situação não se reverta a escola possa fechar no futuro.

José Vitorino Piteira acredita que, com uma boa gestão, a Escola Básica de Nossa Senhora de Machede poderia ter mais alunos, permitindo a contratação de dois professores. A junta de freguesia assume algumas responsabilidades, como a oferta de lanches às crianças e a cobertura de falhas de pessoal, mas não pode contratar professores.

Alertou ainda se a intenção do Ministério da Educação é fechar escolas rurais e colocar os alunos em grandes centros educacionais, alertando que isso poderia levar ao despovoamento das freguesias rurais. (Créditos da Agência Lusa)

Foto: https://aefragatadotejo.edu.pt/

Parte superior do formulário

Populares