26.5 C
Vila Viçosa
Sábado, Junho 15, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“O propósito maior é conseguirmos a certificação do Nógado do Vimieiro” diz Rui Estriga, presidente da junta de freguesia do Vimieiro (c/som e fotos)

O Mega Nógado, doçaria tipicamente carnavalesca, voltou a ter hoje, dia 19 de fevereiro, lugar à mesa dos Vimieirenses com 150 metros de comprimento. Integrado “Ao Sabor das Tradições”, o projeto pretende dinamizar os pratos típicos do concelho e desenvolver uma partilha de conhecimentos e histórias gastronómicas com os mais novos.

O Município de Arraiolos, reconhecendo a especificidade do Nógado na Freguesia de Vimieiro pretende registar, no Instituto Nacional de Propriedade Industrial I.P. (INPI, I.P.), a marca Nógado de Vimieiro® constituindo-se assim como o seu único e legítimo titular. Este registo impede que a marca seja utilizada sem o seu consentimento e exige que a sua confeção respeite as normas especificadas em Caderno de Especificações e Procedimentos, protegendo as características identitárias deste produto e evitando a sua adulteração.

Rui Estriga, presidente da Junta de Freguesia de Vimieiro, declarou à Rádio Campanário que “o propósito maior é conseguir a certificação do Nógado do Vimieiro e o Município de Arraiolos vai fazer todos os esforços para que isso aconteça e, a Junta de Freguesia de Vimieiro, com toda a certeza, estará disponível para que isso aconteça o mais rapidamente possível”.

Para a realização do Mega Nógado de Vimeiro, que teve um comprimento de 150 metros, asssociaram-se empresas privadas, a Associação de Reformados de Vimieiro e a própria população vimieirense, contribuindo todos para a construção da iguaria.

A utilização da marca Nógado de Vimieiro® permitirá o reconhecimento do Nógado como um produto endógeno de referência e é a garantia de que, a forma de o confecionar o tornam um produto distinto e gerador de confiança da sua qualidade no consumidor. Neste contexto deverá ser preservada a receita antiga hoje conhecida pelo relato e memória das gerações mais velhas.

 

Veja aqui as fotos do Mega Nógado do Vimieiro

Populares