12 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Fevereiro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“O sonho de fazer mais pela terra”: Fundação Vale da Rosa em Ferreira do Alentejo formalizada no dia 16

A Fundação Vale da Rosa, em Ferreira do Alentejo, vai ser oficialmente formalizada dia 16, numa cerimónia marcada para o Centro Cultural Manuel da Fonseca , nesta localidade.

Projeto de cariz social que pretende contribuir para o desenvolvimento económico de Ferreira do Alentejo e ajudar a inverter a persistente quebra de densidade populacional e as carências educacionais e de investigação, é fruto de um sonho do Comendador António Silvestre Ferreira, responsável pela Herdade Vale da Rosa.

A Fundação Vale da Rosa, constituída em 2019, e reconhecida pelo Governo com o referido estaturo em 7 de dezembro de 2023, tal como a Rádio Campanário noticiou, tem como missão atrair trabalhadores qualificados para Ferreira do Alentejo e aldeias próximas do concelho, incentivando a que se fixem na região com as suas famílias, ficando a Fundação responsável pela contratação, formação e alojamento dos trabalhadores e dando, ao mesmo tempo, um forte contributo para fixar uma população mais jovem na região. 

Com uma média de trezentos trabalhadores mensais, Vale da Rosa chega a empegar, durante a campanha, cerca de mil trabalhadores. No final do período de colheita, uma parte dos trabalhadores deixa a Vale da Rosa, não havendo trabalho disponível para todos durante o período pós-colheita.
É neste contexto que a Fundação assume um papel preponderante ao “ao procurar oportunidades de trabalho para
esse colaboradores. As suas famílias, residentes em Ferreira e arredores, são calorosamente acolhidas pela Fundação, que lhes garante instalações confortáveis, trabalho e remuneração justa. Após esse período, os colaboradores podem retornar à Vale da Rosa, fortalecendo a continuidade e estabilidade da equipa”.

Através desta Fundação, os colaboradores Vale da Rosa recebem incentivos para ampliar os seus conhecimentos no setor agroaliemtnar, tendo sido estabelecidas parcerias e laços com universidades da região.

A Fundação Vale da Rosa define como prioridade a construção de uma sociedade que ofereça iguais oportunidades. Na “mira” da Fundação, estão em particular os residentes de Ferreira do Alentejo , nomeadamente idosos. Para esta área, existirá um grupo de colaboradores voluntários realiza visitas domiciliares a cada 15 dias.
A Fundação envolve, direta e indiretamente, diversas entidades, entre as quais a Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo, a Universidade de Évora ou o IEFP- Instituto de Emprego e Formação Profissional, além de um conjunto de empresas da região.
O projeto contará com um centro de acolhimento, uma escola e um centro de investigação que será um espaço central de Ferreira do Alentejo, onde decorrerão também atividades de carácter formativo e educativas na área da agricultura.

O conselho diretivo da Fundação vai tomar posse neste mesmo dia.

Populares