12.6 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Maio 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Observatório piloto” de Turismo Sustentável será instalado no Alentejo, diz presidente da ERT (c/som)

O Alentejo será a primeira região de Portugal a ter um Observatório de Turismo Sustentável, para monitorizar a atividade turística, assim como o impacto social e ambiental do turismo, na região.

António Ceia da Silva, Presidente da Turismo do Alentejo, falou à Rádio Campanário sobre este “observatório piloto”, projeto em articulação com a Turismo de Portugal, a Universidade de Évora e os Institutos Politécnicos de Portalegre, Beja e Santarém, “as estruturas de ensino superior do território”.

Este que é o “primeiro observatório da organização mundial de turismo, situado na Europa ocidental”, reconhece que a dinâmica turística dos territórios, está diretamente ligada à sua sustentabilidade, diz Ceia da Silva.

Recolhendo e analisando “não só dados sobre a oferta, mas também sobre a procura”, abrangerá o perfil do turista, os fatores atrativos para o mesmo, “o que mais gostou e menos gostou no território”, assim como as “várias cadeias de valores do turismo.

“A incidência sobre a comunidade local”, a forma como os locais reagem e se relacionam com o turista, serão outro tópico de pesquisa, segundo o presidente da ERT.

Relativamente às razões que levaram a Organização Mundial de Turismo, a escolher o Alentejo para a implementação deste projeto de Turismo Sustentável, na Europa ocidental, diz que o facto de ser “a única região que está a fazer um processo de certificação Biosfera” Turismo Responsável, (UNESCO), assim como o facto das questões de sustentabilidade se incluírem na estratégia integrada da entidade até 2022, poderão ter estado na origem.

Tendo sido assinado no passado dia 1 de junho, o Memorando de Entendimento entre as partes envolvidas, Ceia da Silva afirma que o Observatório de Turismo Sustentável do Alentejo, avançará “quando estiverem reunidas todas as condições exigidas para tal”.

 

Populares