18.2 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Ordem dos Notários inundada por pedidos de ajuda de ucranianos: 1 recém-nascido com pai português sem papéis

Noticias ao Minuto

Desde sexta feira, dia 25 de fevereiro, que a Ordem dos Notários disponibilizou um serviço gratuito para que os cidadãos ucranianos que estão em Portugal e que precisam de de enviar autorizações de saída para os filhos menores que se encontram na Ucrânia.

Segundo avançou o Expresso a Ordem dos Notário montou uma task force, que foi divulgada no site da Ordem, com um número fixo e um email de contacto para ajudar estas pessoas a trazer os seus entes queridos para Portugal.

Desde que foi aberta esta ajuda ainda não pararam de chegar pedidos de ajuda. “Não estávamos à espera. As pessoas ligam-nos desesperadas, porque estão neste preciso momento a tentar tirar as famílias da Ucrânia e não há como obter papéis, autorizações reconhecidas. O telefone toca de cinco em cinco minutos. Os emails ainda nem conseguimos começar a abri-los”, referiu o bastonário Jorge Batista da Silva.

Já há muitos casos resolvidos, mas os pedidos de ajuda são muitos e alguns impossiveis de resolver porque já entram noutra esfera que não a da Ordem dos Notários, ainda que estes técnicos estabeleçam as pontes necessárias, como é o caso que se segue. A Ordem dos Notários teve a necessidade de estabelecer contacto com a presidente do Instituto dos Registos e Notariados a fim de tentar resolver o caso de um recém-nascido na Ucrânia, que é filho de pai português, e que ainda não foi registado, que está a caminho de Portugal com a mãe sem documentos.

Leia o artigo completo AQUI 

Populares