24.8 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Junho 18, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Os nomes mais estranhos de terras: Conheça os do Alentejo!

Portugal tem muitos  nomes de aldeias e vilas que nos podem causar estranheza e até provocar o riso.

Nomes bem originais e que demonstram a imaginação existente quando se nomeiam as terras no nosso Portugal profundo.

Desde nomes como Covide, Porreiras ou Carro Queimado, o alentejo também regista alguns nomes de terras menhos “comuns” ou “normais”.

Degolados, em pleno Alentejo, no concelho de Campo Maior, poder encontrar Nossa Senhora da Graça dos Degolados, ou Degolados, como é mais conhecida. Segundo reza a lenda, a terra deve o nome a um ribeiro dosDegolados, que agora se chama Ribeiro das Hortas. A aldeia fazia parte do concelho de Arronches, tendo em setembro de 1895 passado a fazer parte do concelho de Campo Maior. Mais tarde, em janeiro de 1898, passou novamente para Arronches e por fim, em dezembro de 1926, ficou definitivamente a pertencer ao concelho de Campo Maior.

Deixa-o-Resto, Situada no concelho de Santiago do Cacém, a fugir para o litoral alentejano, pode encontrar Deixa-o-Resto. A localidade, que se desenvolveu ao longo da Estrada Nacional 261, serve como base de onde se pode partir à descoberta das praias locais, como a Fonte do Cortiço ou Carretas, ou para descobrir a Lagoa de Santo André. 

Mal Lavado, na freguesia de São Teotónio, em Odemira, encontra Mal lavado, integrada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano, perto da Zambujeira do Mar. O local presta-se a umas férias relaxantes e de descanso em beleza.

Endiabrada, em Odemira, Focinho de Cão, em Aljustrel, Monte dos Tesos em Avis, Rio seco dos Marmelos, em Ferreira do Alentejo, Vale da Rata, em Almodôvar, Venda da Porca, em Estremoz, são mais alguns exemplos de nomes característicos.

Fonte: Vortex Magazine

 

Populares