13.2 C
Vila Viçosa
Sábado, Maio 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

País: Vem aí a chuva e há três distritos em aviso amarelo a partir de segunda-feira

Os distritos do Porto, Braga e Viana do Castelo vão estar a partir das 00:00 de segunda-feira em aviso amarelo devido à chuva, que poderá ser temporariamente forte, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, o aviso amarelo, o segundo de uma escala de quatro, devido à chuva, que poderá “ser persistente e temporariamente forte”, para aqueles três distritos do norte do país prolonga-se até às 12:00 de segunda-feira.

O IPMA mantém para os restantes distritos de Portugal continental o aviso verde, em que não está previsto qualquer situação de risco.

A partir de segunda-feira está prevista chuva para todo o país, à exceção do Alentejo e Algarve. No norte do País, a chuva deverá prolongar-se ao longo das primeiras duas semanas de setembro.

Segundo o IPMA, na precipitação total semanal, preveem-se valores acima do normal (+1 a 30mm) para as regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, em especial para a região do Minho e Douro Litoral nas 1ª e 2ª semanas de setembro (de 05/09 a 11/09 e de 12/09 a 18/09).

Já para as regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela preveem-se valores de precipitação abaixo do normal (-10 a -1mm) na 1ª semana.

Quanto à temperatura média semanal, preveem-se valores abaixo do normal (-3 a -0. 25°C) praticamente para todo o território na 1ª semana (de 05/09 a 11/09).

Já nos últimos 15 dias de setembro preveem-se valores acima do normal (+0.25 a 3°C) praticamente para todo o território, em especial para as regiões do interior.

O último relatório do IPMA indicava que mais de um quarto do território do continente estava no final de junho em seca extrema (28,4%), verificando-se um aumento em particular na região Sul e em alguns locais do interior Norte e Centro, estando o restante território em seca severa (67,9%) e seca moderada (3,7%).

Populares