25.4 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Palácio de Vila Viçosa: Berço da Restauração e símbolo da Soberania Portuguesa.

O Palácio de Vila Viçosa tem uma ligação significativa com o 1 de Dezembro, Dia da Restauração da Independência de Portugal. Este palácio foi a residência principal da Casa de Bragança, uma das mais importantes famílias nobres de Portugal e da qual fazia parte D. João IV, que se tornou rei após a restauração da independência portuguesa em 1640.

D. João IV, Duque de Bragança, era o chefe da família Bragança e vivia no Palácio de Vila Viçosa antes de ser aclamado rei. Quando a Revolução de 1 de Dezembro de 1640 ocorreu, resultando na destituição do domínio espanhol e na restauração da independência portuguesa, D. João IV foi escolhido como o monarca de Portugal. A sua aclamação como rei não só restaurou a independência de Portugal, mas também elevou a Casa de Bragança ao trono português.

A partir de então, a Casa de Bragança reinou em Portugal até a implantação da República em 1910. O Palácio de Vila Viçosa, portanto, não é apenas um marco arquitetónico, mas também um símbolo da resistência e do orgulho nacional português, estando intrinsecamente ligado à história da independência do país.

Populares