20.9 C
Vila Viçosa
Sábado, Maio 18, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Palavras ao vento” já foi inaugurado: “Este evento é um embaixador de Redondo, com uma qualidade reconhecida” diz Presidente da CM(c/som e fotos)

Redondo recebe a partir de hoje e até ao próximo dia 12 de maio o evento “Palavras ao vento” . O encontro literário é promovido pela Câmara Municipal, conta com o patrocínio de sua Excelência o Sr. Presidente da República, e este ano com uma clara aposta na internacionalização do certame.

Durante uma semana muitos serão os autores e escritores, de renome Nacional e também internacional, que irão estar em Redondo para apresentar as suas obras, numa iniciativa que pretende sensibilizar para a importância da leitura, mas que converge com outro tipo de culturas como é o caso da música.

A cerimónia de inauguração decorreu esta tarde e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Redondo, Dr. David Galego, da Vice-Presidente da CCDR Alentejo, Drª Ana Paula Amendoeira, Dr. Inácio Esperança em representação da CIMAC, entre outras entidades.

A Rádio campanário esteve presente e falou com o Autarca David Galego sobre a importância deste evento para o concelho de Redondo que começou por nos referir ” este ano apostámos na internacionalização do evento pois vamos ter um escritor romeno a apresentar a sua obra, numa parceria cada vez maior com todas as artes e áreas em que nos conseguimos posicionar.”

O presidente da Câmara Municipal destacou ainda que “Redondo de facto é uma terra em que a cultura está presente em tantas iniciativas e quando começámos a criar um encontro literário, ele deixou de ser apenas um evento de compra e venda de livros, para uma abrangência maior, desde a música à poesia, passando pela arte perfomativa, uma verdadeira integração de todas as culturas.”

O Edil destacou ainda que “com um orgulho imenso vamos ter também nesta edição do evento vai ainda ser dado destaque aos autores regionais que também irão apresentar as suas obras, os poetas populares e autores de renome nacional.”

O Presidente de Redondo manifestou-se muito “orgulhoso pelo reconhecimento que este certame tem tido” acrescentando “nesta semana criamos de facto uma grande envolvência com toda a comunidade e é nesse sentido que queremos que este certame seja ainda mais reconhecido, especialmente no âmbito da candidatura de Évora Capital europeia da Cultura 2027.” Sublinha a este propósito “não tenhamos dúvidas que temos hoje qualidade para mostrar que Redondo faz parte dos destinos de quem nos quer visitar em 2027.”

Questionado pela Rádio campanário qual o investimento do Município nesta iniciativa, o Autarca referiu “cerca de 10 mil euros, um investimento reduzido para a qualidade que temos”.

Relativamente ao envolvimento da comunidade escolar, faixa etária onde é necessário criar dinâmicas de motivação à leitura, David Galego sublinhou “há muitas atividades e todas pretendem abranger todas as faixas etárias.”

“Este evento tem sido embaixador de Redondo através dos nomes que já por aqui estiveram e que daqui saíram bastante agradados com ele” concluiu.

Populares