15.9 C
Vila Viçosa
Sábado, Julho 13, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Palhaços invadem a cidade de Évora numa altura em que existem cada vez menos apoios. “Estamos no limite da sobrevivência”, diz João Palma do PIM Teatro (c/som)

A cidade de Évora volta este ano a encher-se de cor e alegria com o Festival Internacional Semana dos Palhaços.

Pelo quinto ano o PIM Teatro volta a tomar conta da cidade Património Mundial, promovendo a boa disposição entre os moradores e os visitantes de 22 a 26 de julho.

A realização de uma escola de verão e de um festival internacional são duas das iniciativas organizadas pelo PIM Teatro e que contam com profissionais de vários países, além de Portugal, o Brasil, Escócia, Espanha, EUA, Canadá, Colômbia, Itália, México e Rússia.

Nomes conceituados da área como o norte-americano Jef Johnson, o escocês Johnny Melville ou a brasileira Sílvia Leblon, podem este ano ser vistos pelas ruas, praças e pracetas da cidade Património Mundial.

Em declarações à Rádio Campanário João Palma referiu que o evento “é uma espécie de teatro na rua”.

João Palma lamentou que os apoios são cada vez menos e este ano não será possível realizar os serões na Praça do Sertório porque “não existem apoios do Estado e estamos no limite da sobrevivência”.

O organizador do evento referiu que o Município de Évora está numa situação de “endividamento, é uma câmara com um plano de ajuda financeiro e não disponibiliza verba para o equipamento de som e de luz”, apoiando no entanto em toda a restante logística, “ainda assim considerável”.

Um evento que já vai no quinto ano e se realiza “por simpatia e é um grande evento na cidade que tem que ser olhado com mais respeito porque traz gente de fora e Évora merece”.

“As pessoas precisam de se rir e é impossível resistir quando a pessoa que está à nossa frente é o palhaço”.

Populares