15.9 C
Vila Viçosa
Sábado, Julho 13, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Papa Francisco envia mensageiro a V. Viçosa para as celebrações 375 anos da proclamação de N. S. da Conceição como Padroeira de Portugal”, diz Fernando Pinto da Régia Confraria (C/ Som)

Pela primeira vez estarão expostas no mesmo local as três coroas da padroeira de Portugal – A coroa de Nossa Senhora da Conceição, de Nossa Senhora de Fátima e de Nossa Senhora do Sameiro.

Um momento a viver-se no próximo domingo no Santuário de Nossa Senhora da Conceição em Vila Viçosa. A exposição pode ser vista entre as 10 e as 17 horas.

A exposição é o ponto alto das cerimónias dos 375 anos da proclamação de Nossa Senhora da Conceição como padroeira de Portugal, que acontecem 6ª, sábado e domingo em Vila Viçosa.

Serão três dias de muitas atividades, numas celebrações que congregam os esforços de muitas entidades como contou à Rádio Campanário Fernando Pinto, da Régia Confraria.

“Serão umas celebrações de excelência, pois estamos a celebrar os 375 anos de Nossa Senhora da Conceição como padroeira de Portugal, daí a envolvência da arquidiocese, da autarquia, da confraria, dos três santuários – Vila Viçosa, Fátima e Sameiro – uma série de entidades que se juntaram para que as celebrações acontecessem”, adianta o responsável da Régia Confraria.

O Congresso dos 375 anos da Proclamação de Nossa Senhora da Conceição como padroeira de Portugal acontece em Fátima nos dias 24, 25 e 26 de março e, a partir de 6ªFeira, Vila Viçosa acolhe as celebrações que começam com uma missa e um concerto de música clássica no Santuário, patrocinado pela autarquia, como avança Fernando Pinto.

Já no sábado haverá procissão, entre a Igreja dos Agostinhos e o Santuário, presidida pelo Arcebispo Salvatore Fisichella, Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização e enviado pelo Papa Francisco para as celebrações.

No domingo, a eucaristia será presidida por D. José Ornelas, Bispo de Leiria-Fátima e Presidente da Conferência Episcopal. “A cerimónia terá 22 bispos e a presença do senhor Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que se junta a todos nós neste dia tão importante para Vila Viçosa e para o país”, diz Fernando Pinto.

As celebrações levam já dois anos de preparação, mas tudo tem sido fácil, adianta o responsável da Régia Confraria, porque a interajuda de todas as entidades envolvidas é muito grande e assim o difícil torna-se fácil.

“Não tenham medo, venham será um momento único a celebração dos 375 anos de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Portugal”, convida Fernando Pinto da Régia Confraria.

Populares