15.9 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Parque Zoológico África Safari fica Almodôvar depois de aventura falhada em Arraiolos!

A Angolana Africa Land vai investir 2 milhões de euros na construção de um zoológico com 147 hectares em Almodôvar. O Parque safari terá ainda um hotel de cinco estrelas. Segundo uma nota publicada pelo Governo, o zoológico África Safari Park vai nascer em breve na Herdade da Camacha, perto de Almodôvar.

Depois da aventura de Jorge de Brito, o proprietário do Banco Intercontinental Português (BIP) e da Brisa, que meteu na cabeça construir um Jardim Zoológico, em Arraiolos, no Alentejo, nos últimos tempos do marcelismo. Altura em que chegam ao Parque Alentejano/Africano os primeiros inquilinos. Um casal de hipopótamos, duas girafas, veados, impalas, palancas negras e um leão. Ano e meio depois, a herdade é ocupada no processo da Reforma Agrária, e os bichos são mortos. “Desde aí nunca mais cacei e nunca lá voltei”, afirmou Jorge de Brito, em 1999 ao jornal Público.
Depois de restituída a propriedade, com 900 hectares, passou a ser frequentada sobretudo pelos filhos (três rapazes e três raparigas) e pelos netos.
 
Meio seculo depois da aventura falhada de Jorge Brito no Alentejo, a sociedade angolana Africa Land vai investir agora dois milhões de euros na construção de um zoológico no Alentejo com 147 hectares, localizado no concelho de Almodôvar.
 
O parque zoológico África Safari Park terá ainda um hotel de cinco estrelas, e vai ser criado em breve na Herdade da Camacha, perto de Almodôvar.
Este projeto é o resultado de um investimento de dois milhões de euros por parte da empresa Africa Land. Com uma área total de 147 hectares, o projeto “pretende ‘recriar’ o ambiente dos safari que se realizam em África” e, para isso, contará com 86 animais da savana. Mas haverá ainda a componente turística, da qual fará parte um hotel de cinco estrelas que será construído numa zona vedada e separada da área do parque zoológico.
 
Leões, tigres, linces, zebras, girafas e muitos mais. O África Safari Park vai ter dezenas de animais típicos da savana africana, felinos e herbívoros, num espaço que foi “concebido e dimensionado tendo em conta o bem-estar dos animais, no sentido de lhes serem proporcionadas as melhores condições, tão próximas quanto possível dos seus ecossistemas naturais”, lê-se no Estudo de Impacte Ambiental (EIA) do projeto, que está em consulta pública.
 
As visitas ao África Safari Park serão, “essencialmente”, feitas mediante pré-reserva, e acontecerão em veículos todo-o-terreno.
As estimativas apontam para três veículos com capacidade para nove ou 12 passageiros e para um máximo de 200 visitantes por dia (cerca de 5.160 por mês e 54.810 por ano).

Os promotores são a empresa Africa Land – Turismo e Natureza, gerida por Paulo Catalo, com residência em Luanda. De acordo como EIA do projeto consultado pelo ECO, o investimento estimado para o projeto é de dois milhões de euros.

Estima-se que o parque zoológico venha empregar 18 funcionários permanentes, aos quais se poderão somar 40 para o hotel e dois funcionários a tempo inteiro para a portaria. Estes 60 postos de trabalho representarão “cerca de 4% dos empregos da freguesia de Almodôvar”, diz o EIA.

Populares