15.4 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Fevereiro 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Peixe do Rio volta a ser estrela em Alandroal! ”Qualidade ,inovação e diversidade” estão garantidas diz Pres. da CM(c/som)

Alandroal vai voltar a ser a “capital” do Peixe do Rio já este mês de fevereiro.

O Festival do Peixe do Rio, certame com enorme referência no País e em particular no Alentejo, e que atrai milhares de pessoas a Alandroal para degustar esta iguaria, confecionada de diferentes maneiras, está de regresso de 23 de fevereiro a 03 de março.

A iniciativa, organizada pelo Município de Alandroal, é um dos certames com maior impacto na economia local , especialmente ao nível da restauração e onde o objetivo principal é valorizar e promover os recursos endógenos do território.

A Rádio Campanário, à margem da apresentação do Livro “Terena em Sketch” da autoria de Carlos Fidalgo, que ontem se realizou na Vila de Terena, falou como Presidente da Autarquia que nos fez uma antevisão do que podemos esperar da edição deste ano do Festival do Peixe do Rio.

João Grilo começou por nos referir “desta edição podemos esperar acima de tudo um programa que garante qualidade , inovação e diversidade nos restaurantes” sublinhando ainda que , por se tratar de um festival gastronómico, o primeiro convite é para que “as pessoas venham a Alandroal, com confiança, para provarem os pratos habituais e outros de Peixe do Rio.”

No que diz respeito à animação cultural e desportiva, ela também vai estar presente no evento. Sem adiantar pormenorizadamente o que vai acontecer por estes dias, o Presidente da Câmara Municipal adianta contudo que este ano “vamos realizar mais atividades na Praça da República, nomeadamente a Feira de Produtos tradicionais e outros momentos” mantendo-se ainda assim a realização de algumas atividades no Fórum Cultural de Alandroal.

João Grilo acredita que a edição deste ano “vai convidar muito as pessoas a virem ao Festival, não apenas para comer o Peixe do Rio, mas a virem mais cedo, para conhecerem Alandroal e toda a dinâmica associada a este certame.”

Como principal inovação para a edição de 2024, João grilo destaca essencialmente “o espaço de dinâmicas da Praça da República” e a especial atenção que vai ser dada “às conservas de Peixe do Rio e ás formas que existem para realizar esta conserva.”

A este propósito o Edil esclarece “felizmente temos este peixe fresco disponível quase todo o ano mas sabendo que a vida de hoje não nos permite trabalhar este peixe todos os dias, é preciso encontrar soluções práticas.”

Sobre as conservas de Peixe do Rio, o Presidente do Município destaca a parceria já existente com uma empresa conserveira que vai partilhar os seus conhecimentos nesta área.

Para além dos momentos dedicados à gastronomia ímpar de Alandroal, há um vasto programa de atividades que vão ser realizadas nestes dias, nomeadamente a maratona fotográfica, caminhadas ou o passeio de BTT assim como o concurso de pesca.

O Tradicional Roteiro do Petisco, um dos pontos altos deste Festival também não vai faltar. Motivos mais do que suficientes para que, de 23 de fevereiro a 03 de março,todos os caminhos vão dar a Alandroal , uma terra que por estes dias “tem sabor a Peixe do Rio”.

Populares