23.7 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Plataforma Digital “Carnes da Montanha” vai comercializar carne de raça Garvonesa!

O Município de Ourique anunciou recentemente que a Plataforma Digital “Carnes da Montanha” vai comercializar carne de raça Garvonesa.

Numa nota divulgada a Autarquia dá conta que tem sustendo uma estratégia de afirmação do potencial produtivo do Mundo Rural e dos seus produtos de excelência, como aconteceu com o porco alentejano e com a Garvonesa, entre outros.

Na mesma nota pode ler-se que a plataforma digital de venda online “Carnes da Montanha” vai passar a comercializar em breve produtos de carne de vaca da raça Garvonesa, em mais um impulso de afirmação e distribuição dos produtos de excelência da nossa terra.

A entidade gestora da raça autóctone Garvonesa é a Associação de Agricultores do Campo Branco (AACB).

Os bovinos garvoneses num passado mais remoto predominavam nas zonas de transição entre as planícies do Sul, os territórios da raça alentejana, e as serras, a que correspondia o espaço da raça algarvia.

A raça Garvonesa tem o seu nome associado à Feira de Garvão. A rusticidade dos bovinos garvoneses, demonstrada na sua adaptação a condições adversas do clima, da muito variável disponibilidade e qualidade de alimentos, justificou a sua preferência para os trabalhos no campo em que a força de tração e bom temperamento eram essenciais.

Depois de anos de atenção pela raça e pelo trabalho desenvolvido pelo Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV) no Projecto de Recuperação e Manutenção do Bovino Garvonês, a última feira de Garvão acolheu o Lançamento do Livro “Garvonesa – reencontro com uma Raça Histórica”, do fotógrafo da National Geographic, Ricardo Guerreiro.

O Município de Ourique garante que continuará a sustentar a valorização do passado, das tradições e dos pilares da diferenciação identitária como pressupostos da construção de um posicionamento positivo, atrativo e sustentado para o futuro da comunidade e do território.

Populares