21.5 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 23, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Plataforma ferroviária no Alandroal poderá ser viável se houver um comboio semanal a levar e trazer carga

Decorrem as obras de construção do novo troço ferroviário entre Freixo e Alandroal, da Linha de Évora, inserida no Corredor Internacional Sul, uma empreitada que se encontra em execução desde setembro de 2019, numa extensão de 20,5 quilómetros.

Tal como a Rádio Campanário já tinha noticiado, para o Alandroal existe a expetativa da “possibilidade de cargas e descargas de mercadorias ou passageiros a concretizar-se na região “reforçando “o potencial que esta linha tem para esta região do Alentejo, em particular do Alandroal, que pode ajudar muito às dinâmicas económicas.”

Foi, entretanto, constituída uma comissão, que levou a Infraestruturas de Portugal e sete municípios-Alandroal, Borba, Estremoz, Reguengos de Monsaraz, Redondo, Sousel e Vila Viçosa- a juntarem-se para defender a construção de um terminal de cargas e descargas ferroviário em Alandroal, que sirva toda a região.

Foi elaborado um estudo para apurar a viabilidade de uma estação de cargas e descargas em Alandroal, estudo que, segundo a Rádio Campanário conseguiu apurar, será brevemente apresentado, demonstrando que existe viabilidade para faze ali o investimento.

A RC apurou ainda que, para haver viabilidade para uma estação de cargas e descargas no Alandroal basta que haja carga na região suficiente para um combóio por semana.

A movimentação de cargas e descargas, apurou ainda a Rádio Campanário, terá vários comboios a passar na linha, vindos de diferentes origens ao longo dos dias e com diferentes cargas, existindo assim um conjunto de possibilidades e de oportunidades para o concelho e para a região.

Populares