9 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Fevereiro 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Plataforma Supraconcelhia do Alentejo Central reuniu para debater programas de âmbito social

A Plataforma Supraconcelhia do Alentejo Central (PSAC) reuniu no passado dia 26 de janeiro, nas suas instalações, naquela que foi a 2.ª reunião deste órgão.

Em debate nesta reunião estiveram os diferentes Programas de âmbito social existentes. Na reunião marcou presença José Ramalho, Diretor do Centro Distrital de Segurança Social de Évora, que deu nota sobre a cooperação e respostas sociais que foram dadas, nomeadamente, no âmbito do Programa Creche Feliz e Programa de Celebração ou Alargamento de Acordos de Cooperação para o Desenvolvimento de Respostas Sociais (PROCOOP).

No que concerne à transferência de competências da ação social nos municípios, José Ramalho, adiantou nesta mesma reunião, registar-se um balanço positivo.

José Ramalho referiu ainda a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados no Distrito de Évora, abordando a Rede Geral, Saúde Mental e Paliativos, bem como os Equipamentos em fase de conclusão com a previsão de abertura para o Ano 2024.

Tiago Teotónio Pereira, Vogal Executivo do Alentejo 2030, esteve também presente e apresentou o Programa Regional do Alentejo 2021-2027 | Alentejo 2030, referindo que o mesmo se destina a promover a competitividade da economia, a sustentabilidade ambiental e a valorização do território e das pessoas na região, no quadro de Política de coesão da União Europeia. O programa é constituído por 5 objetivos entre eles Alentejo Mais, Competitivo e Mais Inteligente ou Alentejo Mais, próximo.

Esteve também em análise o Fundo para a Transição Justa do Alentejo Litoral, os seus objetivos específicos, tipologias de ação e a sua dotação.

A próxima reunião da Plataforma Supraconcelhia do Alentejo Central ficou agendada para o próximo dia 19 de abril, no município de Borba.

Populares