25.4 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Politécnico de Portalegre com pós-gradução em Hidrogénio garante bolsa de estudo

O Instituto Politécnico de Portalegre tem aberta nova fase de candidaturas para a pós-graduação em Hidrogénio.

Até 17 de dezembro, está aberta uma nova fase de candidatura ao curso de pós-graduação em Hidrogénio, ministrado pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Portalegre. A todos os estudantes deste curso é garantida bolsa de estudo, no valor da propina paga (apoio concedido no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência).

Vocacionada para gestores e técnicos de empresas das áreas de energia ou com interesse em investir no campo do H2 verde, com formação em engenharia ou ciência, a pós-graduação foi criada para dotar os formandos de ferramentas essenciais para o desenvolvimento das suas atividades profissionais nesta área.

O curso realiza-se online, em horário pós-laboral, e tem a duração de um semestre letivo. Inclui ainda uma componente experimental aplicada, de carácter presencial, centrada na manipulação de equipamentos de produção de hidrogénio por eletrólise.

Esta pós-graduação é mais um contributo do Politécnico de Portalegre para a disseminação de conhecimentos na área do hidrogénio verde.

Os sucessivos relatórios das organizações internacionais que estudam as Alterações Climáticas, em especial os do IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change), têm demonstrado que a Humanidade precisa de alterar rapidamente a forma como gere os recursos energéticos. A nível nacional, o Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 (RNC2050) inclui o hidrogénio como um vetor energético crucial no processo de descarbonização da economia nacional.

Populares