Segundo avançou a agência Lusa, as entidades regionais de turismo dos pólos do Alqueva e do Alentejo Litoral serão extintas e integradas na Turismo Alentejo, de acordo com uma proposta de diploma discutida esta semana entre a tutela e um sindicato.
O anteprojeto de proposta de lei de alteração do regime jurídico das áreas regionais de turismo e das entidades regionais de turismo, discutido entre a secretária de Estado do Turismo e o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública, vai alterar a atual regulamentação das áreas regionais de turismo e das entidades regionais de turismo.
O Governo vai extinguir as entidades regionais de turismo dos pólos do Douro, Serra da Estrela, Leiria-Fátima, do Oeste, do Alqueva e do Alentejo Litoral.
O documento, a que agência Lusa teve acesso, justifica a alteração legislativa com a necessidade de “adaptação às novas realidades da Administração Pública, mas igualmente para assegurar uma maior eficiência no seu funcionamento e na prossecução dos seus fins”.
Neste âmbito, são mantidas as atuais cinco áreas regionais de turismo e são extintas seis entidades regionais relativas a seis pólos de turismo, por fusão noutras entidades de turismo.
A entidade regional de turismo do pólo do Douro vai ser extinta e integrada na entidade regional Turismo do Porto e Norte de Portugal.
As entidades regionais de turismo dos pólos da Serra da Estrela e de Leiria-Fátima vão ser extintas e integradas na Turismo do Centro de Portugal.
A entidade regional de turismo do pólo do Oeste será extinta para ser integrada na Turismo de Lisboa e Vale do Tejo.
De acordo com a proposta legislativa, as entidades regionais de turismo têm por missão a valorização e desenvolvimento das potencialidades turísticas de cada região.