O município de Ponte de Sor e a Universidade do Porto assinaram colaboração, na passada sexta-feira (13 de Abril), um protocolo de colaboração que visa combater o despovoamento no concelho alentejano.
De acordo com informações do município, através do autarca Hugo Hilario, a colaboração procura estimular os alunos a regressarem às origens e a ingressarem em empresas locais, promovendo junto dos mesmos o conjunto de empresas sedeadas no Aeródromo Municipal e o respetivo mercado de trabalho.
A Universidade do Porto “faz a ligação entre os municípios e as empresas”, através de uma bolsa de recursos onde vai informar “diretamente” o tecido empresarial acerca dos recursos que tem para oferecer, acrescentou Hugo Hilário.
O município alentejano procura assim “manter os talentos [alunos] na sua terra”, explicou o presidente do município de Ponte de Sor, sublinhado que o projeto “vai ajudar, ainda mais, na divulgação do aeródromo municipal e o ‘cluster’ regional de aeronáutica”.
Para além de Ponte de Sor, a Universidade do Porto já assinou protocolos com 57 municípios, onde se inserem os municípios alentejanos de Sousel e Castelo de Vide, disponibilizando às autarquias acesso a um banco de currículos de diplomados e a possibilidade de desenvolver projetos de investigação.