8.7 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Ponte de Sor ‘agarra’ três projetos com impacto “no cluster aeronáutico, na nossa economia e no emprego”

Foto: C.M. Ponte de Sor

No passado sábado, dia 23, foram assinados, em Lisboa, no Museu da Eletricidade os 13 primeiros contratos das agendas mobilizadoras para Portugal, numa cerimónia que contou com as intervenções do Primeiro-ministro António Costa e do Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva.

 

 

Três destes treze projetos vão ter a sua implementação no município de Ponte de Sor, o que para a autarquia reflete “a aposta no crescimento e na atração de empresas para o território, que é extremamente importante” e, por outro, reconhece “o impacto que estes consórcios vão ter no nosso cluster aeronáutico, na nossa economia e no emprego“, pode ler-se numa publicação de Facebook do município.

Entre os projetos está o Aero.next Portugal que será responsável por produzir a primeira aeronave portuguesa. São 121 milhões de euros de investimento, 61% dos quais para o Alentejo (75 milhões de euros), de acordo com a autarquia.

Também o consórcio da agenda Neurospace, com o valor total do projeto 26 milhões de euros e que visa aumentar a capacidade da Europa de agir de forma sustentável no espaço terá a sua implementação no município alentejano. A Neuraspace, com o apoio da Portugal Space – Agência Espacial Portuguesa, vai instalar em Ponte de Sor um radar dedicado ao espaço e Space Debris, que permitem a demonstração e teste de novas tecnologias disponíveis para todo o espaço europeu.

Por último, o consórcio Magallan Orbital, para o desenvolvimento, operação e gestão de constelações de satélite que produzirão informação que será útil às Forças Armadas e ao dispositivo de Defesa Nacional, às agências e organismos públicos de Segurança e Defesa, Ambiente, Investigação Científica, Meteorologia e Proteção Civil, bem como à vigilância e proteção dos recursos marítimos, entre muitas outras áreas.

 

Populares