A cidade de Ponte de Sorfoi a escolhida para acolher a Cerimónia de Assinatura dos Contratos de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) com os Grupos de Ação Local de Todo o País que decorre, esta quarta-feira, 27 de janeiro, no Teatro Municipal.
O presidente do município, Hugo Hilário, receberá o primeiro-ministro, António Costa, o ministro da Agricultura, Capoulas Santos e o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques. Nesta visita oficial será realizada a assinatura de 54 projectos de desenvolvimento local que envolvem um financiamento de cerca de 24 milhões de euros pelos programas operacionais.
Segundo avança a imprensa nacional, nesta sessão serão celebrados dois contratos, um respetivo ao projecto MONTE – Desenvolvimento Alentejo Central, com um financiamento de 9,2 milhões de euros, e outro no que concerne ao projecto ADRAT – Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega, que terá um financiamento de 5,8 milhões de euros.
O programa Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) pretende aplicar os fundos comunitários do Portugal 2020 em projectos locais, que integrem entidades públicas e privadas, em prol da resolução de problemas de sociais em territórios menos favorecidos, menos povoados localizados em meios rurais, urbanos ou costeiros, de modo a dinamizar a economia local e gerar empregabilidade.
O Portugal 2020 tem uma verba de 439 milhões de euros de fundos europeus para apoio dos DLBC.